Voto Consciente

Esta sessão ainda está em fase de elaboração e é muito importante sua colaboração, caro internauta. Acreditamos que esta sessão será um dos maiores benefícios que este site poderá oferecer ao povo de Parintins, criando um Banco de Dados permanente com informações sobre políticos do município envolvidos em escandâlos e processos judiciais.

Até o momento temos poucas informações, coletadas principalmente através da mídia entre os anos de 2010 e 2012. Além disso, ainda não estamos plenamente convencidos de que a sociedade parintinense deseja, de fato, ter estas informações compartilhadas, para que possamos promover uma verdadeira reforma no campo da política.


É muito importante a sua colaboração, caro internauta. Acreditamos que com sua ajuda, poderemos fazer uma política melhor para o município, sem necessariamente estarmos diretamente envolvidos com a política. Se você tiver dados comprovados, notícias de políticos envolvidos em corrupção, processos penais e até mesmo administrativo, ajude-nos a montar este banco de dados e fazer um política honesta e comprometida com o bem comum em Parintins.


Os Dez Mandamentos do Voto Consciente



Dez Mandamentos do Voto Consciente

Em 2012, o MCCE (Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral e responsável pela coleta de assinaturas da Lei da Ficha Limpa) lançou a campanha dos Dez Mandamentos do Voto Consciente. Reproduzimos aqui esses Dez Mandamentos, que podem ser encontrados também diretamente no site do MCCE www.mcce.org.br/

1º)Procure conhecer o passado, as ideias e valores do candidato ou candidata. Se ele já se envolveu em escândalos de corrupção, comprou votos, foi cassado pela Justiça, renunciou a mandatos para escapar de punições ou se aliou a grupos envolvidos com essas práticas: simplesmente não vote nele!


2º) Não basta que os candidatos tenham a “ficha limpa”. É preciso conhecer as intenções e propósitos de cada candidato: quem financia a sua campanha? Quem ele realmente vai representar? Procure se informar. Exija dele uma vida honrada, do mesmo jeito com que você procura conduzir a sua vida;


3º) Conheça mais a lei eleitoral: participe de palestras, reuniões e debates. Sua vida em comunidade exige que você esteja mais informado sobre assuntos tão importantes.


4º) Ajude a criar ou fortalecer um Comitê da Lei 9840 para o Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e aplicação da Ficha Limpa. Se você faz parte de algum grupo ou organização social (Associação, Sindicato, Igreja, Clube de Mães, Centro de Direitos Humanos), saiba como fazer no site www.mcce.org.br .


5º) Denuncie a compra de votos: quando uma pessoa aceita um benefício em troca do seu voto se condena a viver sem emprego, educação, segurança pública. Assim, o remédio hoje recebido em troca do voto poderá mais tarde custar a falta do hospital que salvaria a sua vida ou a de seu filho.


6º) Denuncie o desvio de recursos públicos para fins eleitorais. É muito grave que um candidato se utilize de bens e serviços públicos para ganhar as eleições.


7º) Tire fotos, grave ou filme se notar qualquer sinal de compra de voto ou de apoio eleitoral, utilizando o mal uso do dinheiro público, pois ajuda a comprovar a irregularidade na denúncia ao Juiz Eleitoral, ao Ministério Público ou até mesmo à Polícia.


8º) Não vote em pessoas que mudam de partido, como “quem muda de roupa”. Ao votar no candidato, não estamos votando só na pessoa, mas no partido, ajudando a eleger outros candidatos do mesmo partido ou coligação: por isso saiba quem são os outros candidatos da legenda.


9º) Procure saber se o candidato tem compromisso com a defesa da vida em todas as suas fases, bem como com a realização da Reforma Política, Reforma Agrária e com Direitos Sociais fundamentais: como criação de emprego e geração de renda, melhoria da saúde e da educação, defesa do meio ambiente e da Cultura da Paz. Cobre esse compromisso.


10º) Pense bem antes de votar, escolhendo pessoas que se prepararam para administrar (Presidente e Governador) ou fazer leis (deputado federal e estadual e para o senado) em benefício de toda a sociedade, nunca em proveito pessoal. Não deixe para a última hora a escolha dos candidatos a deputado e senador. Depois da eleição, acompanhe o trabalho dos eleitos.



Ler mais:
http://www.conscienciapoliticaufam.com/voto-consciente/dez-mandamentos-do-voto-consciente/