quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

BRASÍLIA CAPITAL DA CORRUPÇÃO





É impressionante ver a quantidade de informações vinculando Brasília à corrupção e os brasilienses aos corruptos. Sabemos que muito disso se deve ao fato de Brasília ser o centro político do Brasil e, por esse motivo, ter que abrigar parte da classe política nacional, que vem sendo bombardeada por escândalos recentes. Mas se considerarmos que todos os políticos são corruptos, o que é um completo absurdo, ainda assim a contribuição e a ligação de Brasília com a corrupção é consideravelmente pequena.
 


No Congresso Nacional contamos com 594 parlamentares, entre deputados federais e senadores da República, desse número os brasilienses elegeram, direta ou indiretamente, oito deputados e três senadores, o que significa dizer que apenas 1,85% dos parlamentares da esfera federal são de responsabilidade dos brasilienses.

Ademais, existem dois questionamentos cabíveis: de quem é o real interesse em ligar a Capital Federal aos escândalos de corrupção e qual é o reflexo desse tipo de informação nas camadas mais baixas da sociedade? Com relação ao primeiro questionamento, ainda não temos os subsídios necessários para uma conclusão. Mas em relação ao segundo, o que identificamos é um afastamento evidente desse eleitorado com o seu representante e com todas as outras coisas ligadas à política.

Diferente do que sugere o título do texto, Brasília é o local de trabalho – ou deveria ser – dos políticos eleitos em todos os estados da Federação, inclusive todos os corruptos eleitos sem participação dos brasilienses. Ou seja, Brasília carrega o peso dos brasileiros escolherem mal os seus representantes, não saberem votar, não fiscalizar o mandato dos seus escolhidos e o pior, não entenderem a amplitude da palavra democracia.

Em tela, podemos concluir que Brasília apenas cumpre a sua ingrata missão, de Capital Federal, de compilar parte dos corruptos eleitos Brasil a fora, sendo mera expectadora dos atos ilícitos aqui realizados e/ou costurados. A Capital, assim como o Parlamento, é um simples reflexo do Brasil mal informado, que elege sempre os mesmos corruptos e passa quatro anos reclamando da sujeira que é a política. Mas lembrem-se eles foram eleitos por vocês.

Atenção Brasil, esse ano temos eleições não jogue em mim a culpa pelo mau uso do seu voto.

 

Por: Jorge Mizae

4 comentários:

  1. O sistema desse pais é podre e separação e autonomia em pauta do povo .

    ResponderExcluir
  2. O sistema desse pais é podre e separação e autonomia em pauta do povo .

    ResponderExcluir
  3. Nao vamos trocar um aperto de mão pelo um simples voto nao jogue seu voto forA
    Nenhum político merece todos sujos exército no poder já



    ResponderExcluir
  4. Se fizer uma pesquisa histórica, descobrirá que Brasília triplicou a corrupção. Protesto ahi não tem o mesmo effeito dos protestos nas grandes metrópoles, há uma differença monstruosa. Não culpo os brasilienses, culpo a própria existência de Brasília, que foi feita justamente para isso, tentar fugir do povo, e a Republica Velha sonhava com esse cancro que Juscelino Kubitschek fez. Repito, os brasilienses não têm culpa de nada, os culpados são os politicos e Brasília.

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.