sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Discutindo o indiscutível - Falando de Política




A arte de conquistar, dominar e manter o poder público, para alcançar o bem comum; mas é isso mesmo que está acontecendo?

Você já parou pra pensar nas maiores moedas de troca dos políticos? Não é muito difícil concluir que a troca de favores ou pequenas coisas ganha uma eleição. Ainda mais as municipais. Agora imagine se o poder público trabalhasse muito bem e as pessoas não precisassem mais desses favores. Como os políticos iriam comprar votos?
 



O que posso lhe dizer e que dia após dia, o Brasil tem lido, ouvido, visto e assistido denúncias pela ausência de seriedade, honestidade e probidade nas administrações públicas, principalmente entre os políticos que muitos não enxergam que são politiqueiros (LOBOS), que transformaram em profissão.

Segundo dados do próprio Ministério Público, divulgados pela Rede Globo, apesar de esta ser uma empresa que gera muitas duvidas no povo brasileiro, ela divulgou que existem atualmente cerca de 3.500 casos de improbidade administrativa em todo o país; e o mais grave, 2.400 prefeitos e ex-prefeitos municipais estão sendo investigados.

Diante disso pergunto por que o povo Brasileiro continua votando nos mesmos lobos que devoram o Brasil a muitos anos, por isso decidi lançar um alerta - especificamente para os nossos leitores deste humilde blog.

Devemos repensar, reavaliar, reciclar o conteúdo e a forma da política brasileira; de como praticar e aplicar a política no dia-a-dia de nossa vida e em cada município, de cada comunidade.

Para isso, independentemente de estar em contra ponto - ou ponto a ponto, convidamos o povo brasileiro para um debate sobre este tema.

Tomara que a sua leitura seja proveitosa, que ela gere um pouco mais de atenção para o que envolve o tema política no Brasil, e que principalmente os políticos que insistem em fazer politicagem tenham respeito pelo povo.

O povo tem que mudar tudo o que está errado, principalmente no Congresso Nacional, pois as eleições estão batendo na nossa porta novamente, e os politiqueiros sabem disso (2014).


Você sabe o qual é o verdadeiro objetivo da política?

Em pauta: a política. O conceito em si é polêmico. Não poderia ser diferente: a política expressa os diversos interesses em conflito na sociedade.

O "árbitro" deste jogo é _ ou deveria ser _ o povo (essa entidade abstrata que significa tudo e nada).

A política se nutre da polêmica: os vários interesses econômicos, sociais, etc., se manifestam através da disputa de idéias e propostas em permanente colisão e negociação. Já Aristóteles, em sua obra Política, afirmou que "o fim da política não é viver, mas viver bem".

A idéia que temos hoje de que a política é a luta constante pelo bem comum, pela justiça, o bom governo, etc., remonta à tradição aristotélica, à filosofia política de Platão e ao pensamento cristão medieval.

Observamos, por exemplo, que estas idéias fundamentam a ação pastoral da Igreja em diversos setores. Em teoria, esta maneira de conceber a política é prescritiva, isto é, indica o ideal (como deveria ser bom governo, uma sociedade justa e igualitária, etc.).

Esta é uma bela idéia que alicerça a ação de milhares de pessoas por este Brasil afora. Militam em movimentos sociais, associações, sindicatos, partidos e pastorais. Estas pessoas constroem uma utopia, dedicam sua vida à construção de um ideal traduzido na busca incessante do bem-comum. Como vemos, nem tudo cheira a podridão no reino da política.

Devemos reconhecer que, concordemos ou não com suas ações, idéias e propostas, ainda existem os idealistas, os que consagram boa parte do seu precioso tempo (pois que na vida, o que passou, passou!) à coletividade.

 

A política se nutre da polêmica, através da disputa de idéias e propostas em permanente colisão e negociação

É verdade que muitos são animados por necessidades prementes e bem concretas (como por exemplo, comer, morar, trabalhar na terra, etc.). Mas também é verdade que sonham um sonho: o sonho de uma sociedade onde as mazelas sociais, presentes em nosso cotidiano e que ferem as nossas mentes e corações, sejam superadas.

Pois que, em meio à insensibilidade de nossos governantes e da elite brasileira diante das questões sociais, ainda há pessoas que se sensibilizam com o olhar desesperançado do trabalhador consternado ante a falta de perspectivas. Se pensarmos que só na grande São Paulo, os números frios, como em geral é a ciência exata, indicam que há mais de um milhão e meio de desempregados, podemos imaginar o alcance deste problema social.

Estes idealistas são os que ainda se sensibilizam diante do olhar de uma criança num acampamento de trabalhadores sem-terra, ou numa rua qualquer do espaço urbano, pedinte ou em grupo cheirando cola ou utilizando drogas, com suas energias vitais esvaindo-se, num cortejo fúnebre à morte antecipada.
Deixemos as chagas que a nossa sociedade alimenta momentaneamente de lado.

Afinal, esse quadro sombrio, que teimamos em perpetuar, é para muitos, natural, sem qualquer relação com a política. Voltemos ao idealismo dos que buscam o bem-comum em, sua práxis política. Embora sejam imprescindíveis, estes homens e mulheres padecem de uma teoria ingênua sobre a política.

Se a política é, como afirmamos, essencialmente a oposição e luta entre interesses diferenciados e antagônicos, então, a idéia de política como a busca incessante do bem-comum é um projeto irrealizável nos marcos da própria existência da política. Como nos ensinou o florentino renascentista Maquiavel, política, é sobretudo a arte de conquistar, dominar e manter o poder político.
Pensar na superação dos interesses econômicos particularistas, individualistas e egoístas, ou seja, na predominância do coletivo sobre a lógica que anima nossa sociedade significa, em última instância, imaginar a utopia da não-política, em outra palavras, a sociedade onde a política e o Estado não sejam mais necessários.

Enquanto a política se fizer necessária, seus fins serão tantos quanto os objetivos que os grupos econômicos e políticos se coloquem. E isso, de acordo com a época histórica e as circunstâncias nas quais os sujeitos políticos representativos destes interesses atuam. A política não tem fins estáticos e perpetuamente definidos.

Nessa concepção, o bem comum, a justiça, o bom governo, etc., são meios ideológicos, ou pura retórica de que se servem tanto os idealistas quanto os grupos econômica e politicamente dominantes em nossa sociedade que, permanentemente, procuram nos fazer acreditar que seus interesses específicos são nossos interesses. Vivenciamos isto através da ilusão do Estado enquanto guardião dos interesses comuns, como se este fosse neutro no jogo político entre as classes e grupos sociais.

Como nos ensinou Maquiavel, política é sobretudo 
a arte de conquistar, dominar e manter o poder político

Desmistificar a ilusão democrática da política e do Estado como agentes do bem comum, parece-nos um bom começo. Polêmico, é verdade. Mas que seria da política se não pudéssemos polemizar! Suprimir o pensamento divergente foi _ e ainda é _ o sonho dos ditadores de ontem e dos que estão por aí, de plantão, disfarçados sob as máscaras de democratas de última hora

Subprefeituras e Administrações Regionais.

Em todos os municípios, por serem eles o ente público mais próximo do cidadão, o governo deve priorizar o contato com a população e o pronto atendimento às suas demandas.

Não que em outras esferas de poder não se deva agir da mesma forma, mas no âmbito municipal essa tem que ser a característica principal.

É essencial que um prefeito tenha conhecimento de tudo aquilo que se passa pela cabeça da população, para poder tomar suas decisões de ações e investimentos com maior coerência. É o perfeito equilíbrio entre uma profunda análise técnica da situação e as demandas populares que produz o diagnóstico preciso para que uma administração pública norteie corretamente a sua atuação e seja bem sucedida.

Assim, o prefeito vai resolvendo os problemas que afligem a população e pressionando o governo do estado aonde a resolução não está a seu alcance ou não é de sua competência. Tendo um estado inteiro para cuidar, o governador fica informado sobre tudo àquilo que acontece em cada uma das cidades, por meio dessa legítima pressão. Tem assim, melhores condições de decidir as suas prioridades. E assim por diante até o Presidente da República. É sábia a afirmação: "Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido."

Nas pequenas e médias cidades, mesmo que por algum motivo se queira evitar, o contato do prefeito com a população se dá no dia a dia e assim ele vai assimilando grande parte da informação necessária às tomadas de decisão. Em cidades grandes como é o caso do Rio de Janeiro ou de São Paulo, descentralizar se faz necessário, pela impossibilidade da presença do prefeito em todo o município com razoável freqüência.

É importante que o território seja dividido, e membros da equipe de governo, sejam eles chamados de administradores regionais ou de subprefeitos, fiquem responsáveis por cada uma das regiões. É fundamental que fiquem diariamente fiscalizando, orientando, observando e verificando os problemas da região, além de estar ouvindo o que a população tem a dizer.

A partir daí vai, através da coordenação dos órgãos regionais, resolvendo os problemas menores e através do contato com o secretariado municipal os problemas maiores.

Além disso, passa para o prefeito demandas que não estão com a resolução ao seu alcance, e o mantém munido de toda a informação que só alguém que vive a realidade regional pode ter.
Assim, sem ficar sobrecarregado, o prefeito fica sabendo de tudo o que se passa em cada área da cidade.

O papel do subprefeito ou administrador regional, porém, só é plenamente cumprido enquanto o ocupante do cargo tem acesso direto e diário ao chefe do executivo municipal e for da sua mais estrita confiança. Quando se deixa de nomear pessoas fortemente ligadas ao prefeito para esses cargos, que sem sombra de dúvida têm um destaque político grande, e se começa a utilizá-los como forma de conseguir maioria no legislativo através de barganha política de baixo nível, dois desdobramentos podem se dar, com o conseqüente distancia- mento entre o poder local e o central.

O primeiro, como está se apurando em São Paulo, aonde os administradores têm o poder legal de conceder licenças e autorizações - As administrações regionais viram alvo fácil para a corrupção.

O segundo, como está ocorrendo aqui na cidade do Rio de Janeiro, aonde os subprefeitos apenas coordenam os órgãos regionais e têm em sua ligação com o prefeito a principal fonte do seu poder, é agravado pela proliferação do número de subprefeitos para se conseguir atender a mais vereadores. As subprefeituras sofrem o esvaziamento do poder delegado, cessa o fluxo permanente de informações ao prefeito, e se perde o próprio sentido da existência delas que é o atendimento e a resolução das demandas populares. Sem poder, simplesmente já não resolvem mais nada.

Nos dois casos quem perde é a população.

Aqueles que analisam a opinião pública há muito tempo afirmam que o cidadão comum é incapaz de relatar de maneira consistente até os fatos mais elementares a respeito da política atual; que o mínimo que uma pessoa comum sabe é retirado estritamente daquilo que é divulgado pela mídia, sem nenhuma reflexão crítica; e que a conseqüência disso é uma política que está mal preparada para a governança democrática. E, mesmo assim, os movimentos sociais surgidos na cena política norte americana ao longo da história são compostos de uma grande quantidade de cidadãos comuns. Como é possível que tantas pessoas se tornem ativas em movimentos sociais se elas estão tão desinteressadas e mal informadas a respeito das questões políticas?

O estudo de William Gamson apresentado neste livro trata de responder essa questão e apresenta uma análise de conversações realizadas em pequenos grupos de trabalhadores a respeito de quatro questões controversas: (a) a ação afirmativa; (b) a energia nuclear; © o conflito árabe-israelense e (d) os problemas enfrentados pela indústria norteamericana.

Além disso, analisa como essas questões foram tratadas em um conjunto de discursos midiáticos que vão desde colunas editoriais de opinião até charges políticas e noticiários televisivos, a fim de determinar se as discussões em grupo se restringem ou não a reproduzir o discurso midiático.

Pela desmilitarização das polícias, uma iniciativa da "Consciência Política".

Para que haja a desmilitarização precisamos alcançar 2.000.000 de assinaturas, pois se formos esperar pelo estado que jamais irá querer perder seu Braço armado, sua massa de manobra, por isso peço assinem a petição para que possamos desmilitarizar as policias militares do Brasil, somente o povo pode conseguir que isto seja alcançado, abaixo a petição:

 

PROPOSTA DE PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL QUE UNIFICA AS POLÍCIAS CIVIS E MILITARES DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL; DISPÕE SOBRE A DESMILITARIZAÇÃO DOS CORPOS DE BOMBEIROS



http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N42737

 

 

Consciência Política PM&BM

 

(Adaptação do texto de Luiz Antonio Guaraná)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.