terça-feira, 19 de junho de 2012

COMODISMO E ZONA DE CONFORTO



Porque insistimos em permanecer tão inertes?

A gente demora a compreender algumas coisas. A gente demora a se adaptar a uma nova realidade. Tendemos a nos prender ao passado, mantemos determinadas situações apenas por medo da mudança.


O comodismo é compreensível, porque são tantos os traumas ao longo da vida, que nos conformamos com as situações teoricamente estáveis.

É difícil mudar isso, é difícil recomeçar, deixar para trás, esquecer, ignorar. Mas o recomeço pode lhe trazer novas perspectivas. E, por isso, não desperdice a oportunidade de pelo menos pensar sobre a possibilidade de dar um novo rumo a sua vida, de mudar a direção.

Muitas vezes nos acomodamos sem nem mesmo perceber. O tempo é cruel, ele passa, não importa o que aconteça. Dia a dia ele continuará se arrastando e te arrastando junto com ele, ainda que você implore para que ele te conceda um pouco mais de tempo.

O comodismo pode se instalar em diversos setores de sua vida, tanto no lado pessoal quanto no profissional, e se caracteriza, muitas vezes, pela atitude mecânica que começamos a impor para cumprir determinadas rotinas. Deixamos de pensar, de analisar, de construir e ligamos o piloto automático.

No dicionário, o comodismo está ligado ao egoísmo, à atitude de cuidar apenas de si. No nosso cotidiano, demos um novo sentido a ele, mais voltado à atitude de aquietar-se, de se conformar com uma situação pelo simples receio da mudança. Costumamos resistir às mudanças, e esta resistência se transforma em um obstáculo à adaptação à nova realidade.

Alguns psicólogos explicam que as novas rotinas exigem uma re-estruturação da função cerebral. Como nosso cérebro costuma fazer as coisas do mesmo jeito sempre, a novidade exige dele a criação de um novo padrão funcional. É trabalhoso, claro, despende energia.

O comodismo muitas vezes reflete o ter uma situação estável e ser infeliz nesta situação. Aqui a infelicidade não precisa ser necessariamente exaustiva ou crônica. Pode ser apenas sistemática, por exemplo. Pode ser aquela infelicidade vislumbrada simplesmente porque não estamos felizes e realizados dentro daquele contexto.

Daí que nos acostumados a viver a vida daquele jeito. Não é uma infelicidade que imprescindivelmente traz lágrimas aos olhos, mas pode ser aquela que não leva o riso à boca. É o não estar plenamente feliz e aceitar passivamente esta condição. É a tal da zona de conforto ocupando espaço em nossas vidas.

A inquietação é essencial, os questionamentos idem. E a felicidade, meninos e meninas, a felicidade deve ser inalienável, direito fundamental de todo cidadão. E é pela busca deste estado de espírito que precisamos nos mexer mais, lutar mais e acreditar nas possibilidades.

Às vezes precisamos perceber melhor a tal zona de conforto. Talvez ela não seja tão confortável assim, e você esteja apenas com medo do que te espera lá fora. Tudo bem se você chegar à conclusão que prefere que seja assim. O importante é ter a iniciativa de pensar sobre isso a ponto de ter a chance de fazer uma opção, qualquer que seja ela.

Fonte: Anônimo 74.000/0 – Leitor do Blog do Poliglota.

Acrescento mais:

Devemos no erguer desse comodismo em que nos encontramos, devemos nos unir e esquecer as diferenças e buscar a nossa dignidade, pois sem ela não somos ninguém.

O medo não é um sinal de covardia. É ele que nos dá possibilidade de agir com bravura e dignidade diante das situações da vida.  Quem sente medo e apesar disso segue adiante, sem deixar-se intimidar está dando uma prova de valentia. Quem, entretanto, enfrenta situações ariscadas sem dar-se conta do perigo, demonstra apenas irresponsabilidade...

Parte integral da existência coletiva, o homem sente sua própria dignidade há um tempo em si mesmo e nos outros, e, por isso, traz no coração o princípio de uma ética que está acima dele. Esse princípio não tem origem no mundo exterior, mas surge dentro dele, é inerente a ele, constituindo sua essência, a essência da própria sociedade.

Somos reféns de uma ditadura invisível aos nossos olhos (RDE), mas para os grandes está tudo muito claro, este artigo não serve para você se revoltar e sair chingado tudo quanto é político por aí, pelo contrário, serve para você refletir se não chegou a hora de para com brigas internas, com essa divisão que foi plantada em nosso meio, temos que pensar muito e tomar uma decisão, não podemos continuar como escravos em um País que diz que é democrático e não nos dá o direito de lutar por dignidade, devemos para de olhar para o próprio umbigo e tentar mudar a história, não podemos ficar como estamos hoje, e o que peço e que na hora de escolher o mentiroso civil… Digo o seu candidato, escolha um candidato militar de nossa corporação, não que você vá acertar de primeira, mas continue tentando. E para aqueles que pensam que a batalha esta perdida eu vos falo: Por enquanto está! Porque eu acho que está na hora de uma reação coletiva, para mudar o nosso jeito de pensar, de falar, de agir e o principal que possamos resgatar valores e conceitos básicos de nossa vida cotidiana, precisamos saber lutar e usar o nosso voto de maneira consciente, somente assim conseguiremos mudar tudo o que vemos de errado em nosso meio. Para isso peço a familia de policiais e bombeiros militares do Brasil, temos que ter uma nova roupagem e esteriótipos de União, e não podemos deixar de consagrar o que temos de mais belo , o RESPEITO e a DIGNIDADE.



Consciência Política PM&BM

Um comentário:

  1. "O Policial ao entrar na Corporação sabia das regras, por tanto caso estes estejam descontentes com o salário que recebe, faça concurso para ganhar melhor em outra área e, saia da PMDF."

    Essas foram as palavras de um representante do governo agnelo e tenho certeza que é a máxima do pensamento dos demais que neste governo pertencem, sei que desde quando começou a investida do governo contra nossa operação pacifica, ordeira, sem bagunça, sem causar congestionamentos, sem quebra quebra, sem violência, sempre pautada na legalidade e intitulada "OPERAÇÃO TARTARUGA" esse governo se descabelou, pois estão acostumados a manifestações "TRUCULENTAS", afinal somos PMs, deveria ser igual a da BAHIA, RIO DE JANEIRO, cometendo atos teoricamente ilegais (pois um direito de reivindicar melhorias é a bandeira do PT a 20 anos atras, o que mais me deixa triste é que o PT quebrou todas as suas clausulas partidárias e mostrou sua cara, um mostro embutido querendo vingança contra todos os brasileiros, mas eles se esqueceram que os brasileiros que perseguiram eles a maioria já está debaixo da terra, agora somos uma nova geração que não tem nada haver com o passado, não podemos pagar por erros dos outros, enfim já sabemos de quase tudo...), sendo ilegais as nossas atitudes entre "", ocorreria as prisões, colocaria o exercito e força nacional nas ruas e tudo resolvido, com a "FORÇA". Agora pergunto aonde está o governo Petista que tanto repudiou essa força repressora do estado? Hoje eles usam ela até pior, pois estiveram na mesma situação das classes trabalhadoras em que hoje fazem reivindicações justas, em vez de valorizar preferem dizer, meu filho se você entrou sabendo que era para ser escravo agora não adianta reclamar, pega e saia, essa é a policia que o governo quer para o povo? Esses infelizes só falam isso somente por que somos pacíficos e ordeiros,caso houvesse uma revolta perto da COPA DO MUNDO quero ver ele falar isso, NENHUM PAIS ACEITARIA UMA COPA DO MUNDO FEITA COM SEGURANÇA DE FORÇAS MILITARES DO EXERCITO, OS POLÍTICOS ACEITAM POIS ESTÃO EM SEUS CARROS BLINDADOS E TRANSITAM SOMENTE EM LOCAIS EXCLUSIVOS, AGORA QUERO VER CIDADÃO E TURISTA QUERER ANDAR EM UMA CIDADE SITIADA POR TANQUES DE GUERRA E SOLDADOS SEMI ADOLESCENTES DE 18 ANINHOS PORTANDO UM FUZIL E COM DETERMINAÇÕES DE ATIRAR CASO TENHA NECESSIDADE, HÃNNN? Bem vou deixar isso para os governantes decidirem, eles escolhem o fiasco do caos da segurança, ou o esplendor da gloria de uma copa do mundo segura.

    "ENQUANTO ISSO NA SALA DE JUSTIÇA, ESTOU FAZENDO MEUS 10% NA PMDF, A MAIS DE 6 MESES NÃO COLOCO O PÉ NA DELEGACIA, CUMPRO COM MEU DEVER EM IR NAS OCORRÊNCIAS E DAR O DIRECIONAMENTO LEGAL SOBRE TAL, NADA DE SAIR QUE NEM LOUCO ATRAS DE PEBA, ABORDANDO DEUS E O MUNDO, FAZENDO TRABALHO DO CONSELHO TUTELAR,DA CIVIL, DETRAN NEM SE FALA, ASSISTENTE SOCIAL NEM PENSAR, O PEDINTE TEM O DIREITO DE IR E VIR ENQUANTO NÃO COMETER NENHUM CRIME TIPIFICADO NA FORMA DA LEI, ENTÃO MEUS CAROS AMIGOS ACORDEM E DEIXE O BARCO AFUNDAR, AFINAL QUEM O CONDUZ É O GOVERNO, SOMOS MEROS OBJETOS DE EXECUÇÃO, NÃO RECEBEMOS PARA TANTA OBRIGAÇÃO, AFINAL SABEMOS DAS NOSSAS ATRIBUIÇÕES, SE FIZER A MAIS É PROBLEMA SEU..." (COLHES O QUE PLANTAS, O DIA DA COLHEITA ESTÁ CHEGANDO)

    73.000 HIPER MEGA SUPER MAX DESMOTIVADO JÁ NA OPERAÇÃO LEGALIDADE( ALIAS NUNCA SAI DELA DESDE QUE COMEÇAMOS)

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.