sábado, 9 de fevereiro de 2013

A ocasião faz o ladrão




Ultimamente tenho publicado e escrito aqui alguns textos meus e de outras pessoas que atentam para a onipresente e ainda assim surpreendente passividade bovina com a qual o povo submete-se ao establishment, alienando-se, enfim, no pão e circo lifestyle, enquanto os grandes continuam lá em cima à vontade, tocando sua agenda de ganância.


Por um lado, toda essa conversa, que confesso, me é nova, sobretudo em seu aspecto mais profundo e desumano, enfim, essa conversa parece concluir que: Há os fracos e oprimidos, e os fortes opressores e culpados, certo?

Não sei…

Se você costuma acompanhar meus textos, sabe que eu tenho horror ao conceito de culpa. Os fortes opressores são responsáveis pela circunstância de dominação? (a qual não é atual e  existe desde sempre) Sim, são e é um fato inegável. Mas são os únicos?

Creio que não.

Vejo de uma forma incisiva que o povo é tão “culpado” pela situação da qual faz parte, quanto os fortes. Sua “culpa” manifesta-se através de seu comodismo e desinteresse pelas grandes questões, e interesse egoísta pelas pequenas questões. Tal evento é de fácil identificação numa questão como a do bolsa-família, por exemplo: 

É algo amplamente popular, todo governante agora se vê obrigado a “aprovar” e “continuar” tal ajuda governamental. Mas a questão fundamental nisso, que seria o povo exigir uma educação de qualidade, não é tão exigida pelo mesmo povo que agora não aceita perder os incentivos de um bolsa-família. Sei que o assunto é discutível, mas serve para ilustrar que quando a coisa pega para o seu lado, sob o risco de perder suas “facilidades” e direitos (comodistas) adquiridos, o povo sabe defender seu lado muito bem.

Desconfio que teorias conspiratórias, por mais atraentes e lógicas que sejam, são só isso mesmo, teorias. Pois a conspiração é desnecessária. O povo conspira naturalmente contra si mesmo. Enquanto houver um povo minimamente satisfeito, de barriga cheia e novelas para assistir a noite, acomodado, alienado das questões mais importantes da sociedade, haverá o falso líder promovendo mais e mais o afundamento desse mesmo povo na inconsciência, bem como satisfazendo seus próprios e ilimitados interesses.

O que eu quero dizer é que a oportunidade faz o ladrão. Enquanto o pessoal aqui de baixo não se importar, o pessoal lá de cima vai roubar. Não adianta você ficar batendo o pezinho esperando que o pessoal de cima não roube, esse mundo ideal que você quer só existe na sua cabeça. Ele não existe e nunca vai existir realmente enquanto o povo, que realmente tem poder, preferir continuar lotando estádios de futebol e shows artísticos em vez de lotar o plenário de suas câmaras legislativas.

Mais e mais reforço minha crença de que cada um, e a coletividade por consequência, tem exatamente aquilo que merecem.

Nem mais, nem menos.

E quem consegue enxergar um pouquinho melhor a naturalidade de tudo isso, segue observando o cenário, tão aterrorizado quanto incompreendido (e xingado de reacionário).

Publicado por Ronaud Pereira




Polícia Cidadã
Para alcançarmos está Polícia Cidadã é necessário antes de qualquer coisa que nós como cidadãos de um país democrático tenhamos uma polícia desmilitarizada, há uma necessidade urgente dessa transformação. Para que tenhamos uma Polícia Cidadã somente é necessário que você Assine a nossa petição:


PETIÇÃO PÚBLICA PELA DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS E BOMBEIROS MILITARES DO BRASIL!





Consciência Política PM&BM

2 comentários:

  1. -pois-tudo e todos esquecem que-sim-querendo e ou não querendo que independentemente de qual ser humano etc que for e ou de qual instituição entidade filosofia religi ão empresa etc etc que for que sim mas só em razão de nada ali estar= transparente=online=inter net=aovivoeácores=celular=etc=é então que a tal=“””ocasião-faz-sim-o-ladrão”””=etc-istoé-ninguém-está-olhando-então -vamos-lá-e-pegamos-etc--isto-áquilo-etc-mas-tudo-mas-sem-pedir-permissão-etc-pois ninguém-dará-falta-etc-(((=nin guém-olhando-eou-pedir-per missão -etc-é-a-tal-transparencia-cruzar-os-dados-no-final-sempre-dar-satisfação-parecer-etc-como-fazem-com-o-tal-extratofgts-etc-enão-fazem-a inda-a-mesma-coisa-com-ne nhum-dos-outros-tributos-taxas-impostometros-etc-como-com-o-tal-inss-etc-aonde-alguns(((-clubesdefutebol-instituições-filantrópi cas-re ligiosas-empresas-bilionários-etc-)))=não-pagam-nada-durante-anos-décadas-etc-e-depois-o-governofederal-pa ra-ter-vantagem-política-etc-os-perdoa-1000%-e ou-adiam-eou-facilita-etc-mas-depois-todos-os-honestos-brasileiros-etc-acabam-pagando-tudo-etc))) então-“””pois-quem-não-deve-nada-também-não-teme-nada”””=etc-aqui-no-não-teme-nada-está-de-novo-em-fazer-tudo-ás-claras-de-dia-transparentemente-etc”””

    ResponderExcluir
  2. “””pois-quem-não-deve-nada-também-não-teme-nada”””=etc-aqui-no-não-teme-nada-está-de-novo-em-fazer-tudo-ás-claras-de-dia-transparentemente-etc”””
    -
    -e-ainda por cima ter sim a tal participação popular referendo opção opinião orçamentária etc aonde é investido qualquer centavinhopúblicoetc aqui no brasileou lánoex terior etc mas principalmente as tais obras serviços faraonicos sultone ses-etc-e fora ainda a tal-disque-denuncia-a nonima-mas-sem-se-identifi car-etc-mas-sobre-todos-os-tipos-de-corrupções-propinas-subornos -roubos-sur rupiamentos-171-malandragens-etc-e ainda por cima a tal denuncian te anonima acompanhar e ver se teve e ou não o desfecho etc e isto tudo mas todos os políticos brasileiros com todos os seus cargos confiança comissiona do etc não querem nem ao menos tocar no assunto-etc-na-tal-trans parencia-etc-á-qual-parece-que-é-um-palavrão-uma-ofensa-pessoal-etc-mas-para-to dos-os-parlamentares-poder-executivo-le gislativo-etc-
    -
    -pois-sabem-que-mesmo-que-umprefeito-umgovernador-umpresidentedarepública-um-gestor-administrador-filantrópico-oss-ong’s-autarquias-fundações-empresas-quin teirizadas-etc-mesmo-que -ele(a)-diz-ser-e-até-mesmo-aparenta-e-ou-mesmo-que-os-outros-vivem-dizendo-que-ele(a)-é-o-mais-honesto-o-mais-sincero-o-mais-santo-o-mais-imaculado-etc-mas-mesmo-assim-por-nada-ali-estar-transparente-etc-eou-mesmo-que-esteja-transparente-etc-mas-não-é-atualizado-segundos-á -segundos-etc-ali-se-investigarem-minuciosamente-á-fundo-etc-mas-pela-falta-de-transparencia-site-etc-atualizados-segundos-á-segundos-etc-verás-que-ali-tem-algum-tipo-minimo-quese ja-de-corrupções-desvios-extravios-extorsões-propinas-subornos-negociatas-171-enriquecimentos-ilícitos-superfaturamentos-ou-subfaturamenteosetc -eou-as-tais-caixas-01-02-1000-etc-inclusi ve-geralmente-ali-por-falta-de-transparencia-etc-ali-tem-todos-os-tipos-de-lavagens-de-dinheiro-etc-direta-indiretamente-etc-provocado-pelos-po líticos-locais-etc-eou-pelos-seus-cargos-confiança-assessores-secretários-disto-dáquilo-etc-como-geralmente-o-é-com-os-tais-aluguéis-prédios-públicos-mas-em-áreas par ticulares-etc-principalmente-náquelas-prefeituras-que-possuem-áreas-públicas-próprias-etc-mas-constrói-tudo-em-áreas-particulares-e-depois-vão-e-alugam-tudo-ali construido-com-dinheiro-público-etc

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.