terça-feira, 24 de julho de 2012

Comentário interessante sobre a desmilitarização



Novamente venho falar sobre este assunto que é muito importante para nós, mais para isso se tornar uma realidade a de se ter em conta que precisamos pensar e conversar entre nossos companheiros de farda, dizendo – lhes  que é muito importante e que precisamos ter uma bancada forte no Congresso Nacional, a Bancada da Segurança Pública, temos que em 2014 eleger um representante Militar de cada Estado, precisamos ter esta consciência de que somente assim conseguiremos Dignidade, Respeito e Reconhecimento tanto pela sociedade como pecuniário. Sejamos Unidos neste sentido.


 



Um anônimo postou um comentário muito interessante na postagem do blog sobre "Desmilitarização das Policias Militares", de forma que resolvi publicá-lo aqui na página principal. Veja:

Mais uma fez vou manifestar-me sobre este assunto. Acabei de ler alguns dos comentários e vejo que a desmilitarização se torna cada vez mais forte, pois não há argumento válido para se manter o modelo atual.

Quero contar uma estória da carochinha. Era uma vez um senhor chamado "estado", que necessitava vigiar toda sua terra, pois era um grande feudo. Incumbiu ao seu chefe de caça que desenvolvesse uma arma capaz de vigiar toda sua propriedade, prometendo-lhe muitas recompensas, principalmente títulos de nobreza.



Então o chefe de caça procurou entre os súditos do reino uma classe de pessoas que se interessase em defender o reino, mas sua procura foi em vão. Quem em sã consciência defenderia aquele vasto reino em troca de tão pouco,um prato de ração e local para dormir?



Já decepcionado, viu em um certo animal, o cão, a capacidade de cumprir esta ardua missão e começou então a adestrá-los, constatando que o animal era muito eficiente, uma vez que trabalhava o dia todo sem reclamar.



O tempo foi passando e os cães foram se afeiçoando ao senhor feudal. O chefe de caça, não gostando da atitude dos animais, resolveu infligir-lhes tratamento agresivo. Todo dia, quando passava perto deles, chutava-lhes a cara, dava-lhes choque, retirava o prato de comida no meio de sua refeição, fazia com que corressem o dia inteiro, preparando-os fisicamente, mas enfraquecendo sua capacidade de reação.



Os animais chegaram a uma fadiga mental tão grande que não mais reconheciam a quem deveriam proteger, pois estavam mecanizados a atacar a todos que chegavam perto do feudo, inclusive aos súditos. Alguns cães foram sacrificados, outros presos em canis, e os que ainda restaram estavam mentalmente doentes, muitos dos quais queriam fugir, mas já estavam velhos e não sobreviveriam fora do feudo. Mas também haviam os que gostavam do chefe de caça, uma vez que sempre cumpriam sua missão e recebiam mordomias e, dessa forma, permaneceram fortes, bem visíveis, prontos a agir, pois ladravam toda vez que um cão tentava escapar do feudo; abanavam sempre o rabo quando o chefe de caça pasava perto dele, como que dizendo, estou aqui, senhor.



Post Publicado no Blog Universo Policial (03 de novembro de 2009)



Consciência Política PM&BM

3 comentários:

  1. O militarismo é antigo e ultrapassado,seus dias de glória já vão longe! Esse modelo de polícia que conhecemos já está com os dias contados, todos sabem disso! O que observo em minha corporação, são oficiais superiores, que lutam desesperadamente para manter este regime. É como diz o velho ditado: não querem largar o osso! Acredito que uma desmilitarização das polícias só traria benefícios. É uma pena que tantos colegas de farda, mesmo sofrendo humilhações por parte de seus superiores hierárquicos, ainda pensem de maneira contrária a essa idéia.

    ResponderExcluir
  2. Esta análogia do texto acima foi muito boa. Parabéns ao autor!
    Infelizmente somos como os cães, ao menos a maioria é. Age apenas por instinto e sobrevivência e esquece que mesmo sendo um cão aos olhos do Estado e do povo, ainda possui um cérebro que deve ser usado. E é isto que está ocorrendo nos dias de hoje. Novos policiais estão entrando, mas são auto-criticos, pensam e reagem.Não aceitam serem massacrados e execrados como animais selvagens. Por isso, tenho plena convicção que aceitem ou não os mais tradicionais, o futuro é inevitável para a extinção do militarismo na Polícia.Inserida na sociedade moderna, a Polícia vai sucumbir ao novo modelo de polícia que o povo quer e precisa.É só uma questão de tempo.

    ResponderExcluir
  3. olá pessoal! na minha opinião , temos que continuar discutindo sim , a Desmilitarização das Polícias Militares, pois como está demonstrado em várias outras opiniões o cidadão não é o nosso inimigo. por exemplo a policia militar que adota Polícia Comunitária Sistema Koban , como o militar irá fazer contato com a sociedade de forma livre e como cidadão comum , sendo que ele está investido no militarismo? pessoal vamos colocar as nossas mentes livres ,quem tiver algum problema em deixar o militarismo que se apresente para as forças armadas. poderiam deixar essa opção , o que vcs acham?

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.