sexta-feira, 6 de julho de 2012

Direitos Humanos para os policiais militares




É com muita felicidade que recebi a noticia que o CSCS lançou a Cartilha dos Direitos Humanos dos Militares, pois mesmo eu não fazendo mais parte do Quadro Jurídico da entidade há algum tempo, desde o ano de 2001 sempre propaguei essa idéia aos diretores do CSCS. Inclusive fui a Assembléia Legislativa, em 10 de maio de 2001, para defender a criação de uma Comissão de Direitos Humanos para os militares (Notas Taquigráficas).





A Humanidade é feita de idéias e sonhos que com persistência acaba por se concretizar e se tornar real. De sonharmos já realizamos grande passo a caminho da realização e da concretização de nossos objetivos.



Os desafios nos rondam diuturnamente, porem, desses desafios e dificuldades é que devemos tirar experiências e bons motivos para promover as mudanças necessárias para a evolução de nossa espécie humana e melhor qualidade de vida.



Vemos que a sociedade não sabe que modelo de vida quer. Copia-se tudo dos Estados Unidos ou do padrão Europeu, e escondemos nossa própria identidade brasileira. Isso se reflete em todos os segmentos sociais. No caso, dos agentes de segurança pública ocorre uma dificuldade na atuação policial, uma vez que não existe um apoio real para a ação dos policiais. Qualquer coisa é motivo para processos e punições.



O policial se vê desmotivado e a mercê dos jugos da sociedade. A mesma sociedade que aplaude é a mesma que joga pedras, sem pensar duas vezes.



Diante desse famigerado quadro, caótico e triste no qual trabalham os profissionais de segurança pública é que se faz importante a criação de meios que permitam um mínimo de proteção a esses valorosos servidores que arriscam suas vidas para salvar a nos outros.



A Comissão de Direitos Humanos para o profissional de Segurança Pública, uma idéia minha antiga dentro do CSCS, finalmente saiu do papel para glória de todos.



Esperamos que a Comissão de Direitos Humanos para os Militares seja eficaz e participativa no cenário social, defendendo as ações legitimas dos policiais, uma vez que o serviço policial é muito complexo, e muita vez mal compreendido ou interpretado pela sociedade, seja através da mídia, seja por preconceitos arraigados na mente das pessoas.



Diante de tal colocação faz-se necessária uma maior atuação das entidades de classe, na proteção e mesmo manifestações verbais, para explicar a mídia e as pessoas o que ocorre nas ocorrências policiais, o porquê do policial ter agido de uma ou outra maneira, porque empregou uma arma letal ou uma arma não letal, o uso da força física, a algema, dentre outros instrumentos forma de agir no atendimento as ocorrências.



Na verdade, a Comissão de Direitos Humanos deverá atuar sempre que haja alguma injustiça ou má interpretação por parte da sociedade, de algum fato que envolva atendimento de ocorrências policiais. Através de explicações e demonstração do conhecimento técnico poder-se-á mostrar ao leigo, como funciona o desfecho de ações policiais.



A Comissão deverá ainda buscar dar legitimidade as ações dos policiais, quando pautados na lei, os policiais forem vitimas de injustiças, por parte da mídia, da sociedade, e também de superiores hierárquicos, que às vezes extrapolam o poder no qual se encontram investidos ou mesmo interpretam a lei em desfavor do policial.



Os militares que sentirem-se constrangidos, humilhados ou lesados em seus direitos devem procurar a Comissão, como forma de proteção dos direitos fundamentais do cidadão e policial militar.



Em síntese, a sociedade está evoluindo a passos longos, e como parte integrante dessa sociedade, os direitos dos cidadãos - que escolhem como profissão proteger os outros cidadãos ingressando na policia - devem ser respeitados. Só assim poderemos falar de dias melhores.



Por: Cabo Cláudio Cassimiro Dias

3 comentários:

  1. Sua avaliação sobre a importância da comissão é indiscutível, mas o pioneirismo em se fundar e constituir a primeira comissão de cidadania e direitos humanos de policiais e bombeiros militares no Brasil, foi da aspra, e seu principal idealizador e protagonista, foi o Sgt Barbosa, ex-diretor de planejamento e ex-presidente da ASPRA, que assumiu logo após seu registro, a coordenação de sua implementação e seus trabalhos, atuando com firmeza, coragem, e determinação, para que esta comissão fosse reconhecida pelo comando, pelo governo, pelos órgãos de defesa e promoção dos direitos humanos, e por fim pela comissão da assembleia legislativa de Minas Gerais.
    A comissão de cidadania e direitos humanos da aspra, foi decisiva em muitos momentos para que os direitos humanos, e garantias fundamentais fosse respeitados, não só pelo comando, como por organizações de direitos humanos e por autoridades dos poderes, legislativo, executivo e judiciário, e não adianta se constituir uma comissão, simplesmente para marketing e promoção pessoal, se esta comissão não cumpre suas finalidades e atribuições.
    É fundamental que haja ações, atividades, e intervenções onde haja violação e lesão aos direitos humanos dos policiais e bombeiro militares, e que invarivelmente são regra nas relações hierárquicas e de poder nas organizações militares de segurança pública.

    ResponderExcluir
  2. Em outubro de 2011, fundamos (policiais militares e eu)o MNDHPOL, um Movimento em defesa dos DH de POLICIAIS. Não pretendemos qquer destaque ou lugar de honra na seara dessa defesa. Apenas nos servimos das mídias sociais para denunciar os desmandos e o crime. O link do YOUTUBE é denúncia feita na Comissão de DH ao Senador Paulo Paim e resultou em providÊncias da PF no caso:

    http://www.mndhpol.blogspot.com.br/

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JrxOq3_A_EY

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2011/09/mataram-o-soldado-nascimento.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2011_10_01_archive.html


    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2011_12_01_archive.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2011/12/presente-de-fim-de-ano.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2011_12_01_archive.html

    http://mndhpol.blogspot.com.br/2011/12/corregedoria-investiga-morte-de-pm-que.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012/01/mucha-gente-especialmente-la-ignorante.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012/02/policia-militar-e-o-ze.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html
    02ABR12

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012/04/verdade-e-que-o-comando-geral-mente.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012/09/em-cada-batalhao-da-pm-tem-um-grupo-de_27.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2008/07/coronel-vende-at-o-comandante-geral-da.html


    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012/11/a-inseguranca-publica-de-sao-paulo.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012/04/verdade-e-que-o-comando-geral-mente.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012/12/a-troca-de-seis-por-meia-duzia-de-novo.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012/11/a-inseguranca-publica-de-sao-paulo.html

    http://blogsandrapaulino.blogspot.com.br/2012_12_01_archive.html

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.