domingo, 1 de julho de 2012

Você é um POLICIAL SÓLIDO ou um POLICIAL LÍQUIDO?




conceda-me alguns minutos do seu precioso tempo e leia este texto até o fim, para depois dar cabo da indagação.



O sólido e o líquido são opostos. É da natureza do líquido se adaptar às mudanças, adquirir novas formas, contornar obstáculos e se misturar a outras substâncias. Por outro lado, o sólido raramente se mistura e possui enorme dificuldade de mudar de forma sem perder conteúdo.




Numa organização policial é possível visualizar claramente essas mesmas distinções, vejam:

POLICIAL SÓLIDO é aquele que tem dificuldade de se adaptar às mudanças da sociedade. Ele vive de saudosismo, dizendo que “tempo bom” era aquele que “polícia era polícia”; que paisano tinha medo da farda; que o destino de todo bandido era a vala.

POLICIAL LÍQUIDO vive a realidade, entende que estamos em um Estado Democrático de Direito; que a polícia não precisa ser temida, mas sim respeitada; que o infrator deve ser preso e submetido a um julgamento justo e não outra vítima da violência.

POLICIAL SÓLIDO adora reclamar indiscriminadamente da instituição; dizer que não recebe treinamento suficiente; que não foi preparado para a missão que recebeu; que seu salário é uma merda e por isso ele precisa fazer “bico”.

POLICIAL LÍQUIDO compreende que as críticas são importantes para o crescimento da instituição, desde que construtivas e fundamentadas. Ele sabe que é preciso buscar conhecimento fora da instituição para ampliar seu horizonte profissional. Procura levar uma vida compatível com seu soldo e busca os meios legais para aumentar seu poder aquisitivo.

POLICIAL SÓLIDO acredita que está acima da lei; que é superior ao paisano; que pode dirigir sem CNH, sem quitar os documentos do carro; que não precisa pagar seu próprio lanche; que não pode sofrer sanções quando erra.

POLICIAL LIQUIDO reconhece que é parte integrante da sociedade, que deve cumprir a lei como qualquer cidadão, que deve viver num ambiente de iguais direitos e deveres para todos.

POLICIAL SÓLIDO despreza o subordinado e exalta o superior hierárquico.

POLICIAL LIQUIDO trata ambos com respeito e camaradagem.

Agora, faça uma experiência mental. Imagine que você disponha de uma garrafa pet (SOCIEDADE), um copo com água (POLICIAL LIQUIDO) e um cubo de gelo (POLICIAL SÓLIDO).

Pense na facilidade que é colocar a água dentro da garrafa. Agora imagine como você faria para colocar o cubo de gelo dentro desse mesmo objeto.

Percebe-se que o liquido de amolda facilmente ao formato da garrafa, mantendo sua quantidade e consistência. Contrariamente, se você conseguir colocar o sólido dentro garrafa, por certo irá deformá-la ou o gelo irá se quebrar em vários pedaços.

A LIQUIDEZ é típica daquele policial que interage com a sociedade sem sofrer danos pessoais (processos criminais, administrativos e perda da própria identidade) em decorrência dessa convivência. O policial liquido adere à comunidade, tal qual a água se amolda à garrafa.

Por outro lado, A SOLIDEZ é característica do policial que tem dificuldade de inserir-se na sociedade, pois se considera “melhor” ou “mais importante” que os demais cidadãos. Esse policial, como o gelo na garrafa pet, não consegue integrar uma comunidade sem corromper a si próprio ou macular a sociedade na qual vive.

As idéias alinhavadas nesta resenha foram influenciadas pela obra do filósofo Zygmunt Bauman, denominada MODERNIDADE LÍQUIDA, na qual o autor traça um paralelo sobre a sociedade medieval e sociedade moderna. Ele assevera que SOLIDEZ é típico de uma sociedade atrasada e LIQUIDEZ é a exigência da sociedade desenvolvida e livre das crendices do passado.

Então amigo. Você é um POLICIAL SÓLIDO ou um POLICIAL LIQUIDO?




* Nivaldo de Carvalho Júnior, 2º Sgt PM, e bacharelando em Direito pelo Centro Universitário de Sete Lagoas

Fonte: Blog Universo Policial

8 comentários:

  1. SÃO TRÊS ESTADOS DA ÁGUA. ENTENDI PERFEITAMENTE A TEORIA. AGORA SEMANTICAMENTE NO CASO DO POLICIAL, É PRECISO UMA VARIAÇÃO NESSES "ESTADOS". ENTÃO TEMOS QUE RECEBER "ESMOLA" DO GOVERNO (RIO DE JANEIRO), E SER LÍQUIDO? FLEXÍVEL?
    QUANTO A SOCIEDADE DEVEMOS SIM SER LÍQUIDO, AGORA QUANTO GOVERNO, DEVEMOS SER SÓLIDOS. SENÃO SEREMOS SEMPRE DESPREZADOS, COLOCADOS EM SEGUNDO PLANO, TRATADOS COMO SEMI-CIDADÃOS. EM FATO QUE TEORIAS EXISTEM, MAS DEVEM SER LIDAS E EMPREGADAS COM CAUTELA.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente nossas PM são SOLIDADAS E NÃO LIQUIDAS.

    ResponderExcluir
  3. Li seu artigo.

    Os dois ótimos e demonstra que evoluímos culturalmente, que crescemos a duras penas, mas crescemos. Isso é muito bom, no ponto de vista cultural. Pois expressamos o que sentimos e realmente exprimimos nossas realidades.

    Mas fica a dúvida. Somos SÓLIDOS ou LÍQUIDOS. Afinal a própria instituição foi se moldando tempo a tempo, isso também é um avanço.

    Tivemos comandantes terríveis e temos um terrível comandante, será que estes eram sólidos ou líquidos.

    Nossa história ainda esta sendo contada e aos poucos saberemos dela um pouco a cada dia. Nossa luta é diária e assim cresceremos também e no dia-a-dia poderemos assim dizer se somos SÓLIDOS OU LÍQUIDOS

    ResponderExcluir
  4. SÓLIDO e LÍQUIDO tem significados distintos de acordo com o contexto.

    No âmbito corporativo, solidez significa credibilidade e segurança. Já liquidez representa a capacidade de adaptar-se às necessidades do mercado.

    Em se tratando de polícia, o sólido já não tem uma imagem positiva, diferentemente do líquido. Infelizmente, como um amigo disse acima, a Instituição POLÍCIA MILITAR, apesar das mudanças, ainda apresenta-se sólida em alguns aspectos.

    Mas sejamos positivos, estamos caminhando para a liquidez!

    ResponderExcluir
  5. PMDF - A liquidez a que se refere o texto, só tem sentido quando seus direitos são respeitados, quando você é visto como pessoa, como cidadão de um país democrático que deveria respeitar os direitos de seus cidadãos, tanto o cidadão de bem como o fora da lei. Não adianta você fazer o maior esforço para se manter uma pessoa líquida, se nossos governantes lhe oprime, lhe ameaça, lhe prende porque você busca seus direitos. Como podemos nos manter líquidos quando vemos pelo portal da transparência que somos uns dos piores salários do GDF, pois somos nós que mais trabalhamos nesta Capital e não podemos esquecer-nos da corrupção que assola este país, hoje já temos muitos políticos envolvidos em corrupção, nesse governo já foram vários. E o melhor, para eles, os corruptos, é que só entregam o cargo e, ficam com todo o roubo. Assim não dar pra se manter líquido. A ditadura ainda existe em nosso Brasil. Pensem nisso!

    ResponderExcluir
  6. Nunca, jamais haverá um político que dará jeito nas demandas da PMDF sozinho, desafio alguém quebrar essa solidez sozinho; agora se tivermos um grupo político e principalmente conscientização em cada indivíduo, aí sim, conseguiremos atender nossas demandas de hj, de amanhã e de sempre, pois seremos liquido e sem dúvidas fica mais solúvel, plástico entrar em qualquer ambiente até mesmo os mais hostis. O problema hj não passa necessariamente pelo o militarismo com suas regras escrota e sim pela nossa cultura e costumes que esse modelo nos forjou ao longo dos anos em nossas vidas. Ou nos politizemos ou morreremos no meio do caminho feito o homem perdido no deserto.

    ResponderExcluir
  7. Os policiais militares e bombeiros ainda é uma categoria perigosa no que tange a busca por atendimento de suas demandas, pois o nosso policial ainda adora fomentar a cultura do "Bizú" e sempre está atrás de um mártires para resolver seus problemas, acontece que o presente e o futuro exige outro tipo de comportamento: articulação nos bastidores, pois quem tem a informação tem o poder e consegue dar um melhor direcionamento a sua embarcação, do contrário navegará sem bússola e colocará seu projeto em caminhos perigosos; a engenharia de navegação dos portugueses e espanhóis do século XV já primava para isso. Diante de um governo organizado e liquido todo cuidado é pouco, aos incautos é bom observar essa regra, "se conselho fosse bom a gente não daria, venderia". Cuidado Pato não entre de sola, pois vc poderá ter surpresas desagradáveis. Reflitam nisso!

    ResponderExcluir
  8. Passamos tempo se comunicando, lendo histórias como essa "ser sólido ou líquido". O que realmente importa; tear comentários defendendo um lado ou outro. Sabemos que em todo o Brasil sofremos com comandos sólidos,com policiais que como líquido que são gostariam de ver todos como eles.Por que não fazer valar a lei de um País democrata, por não estarmos defendendo uma ideologia de que o certo e certo mesmo quando todos estão fazendo o errado, em outras palavras, porque não nos unirmos quando um policial é injustiçado não importando sua graduação militar, porque não defendemos nossos direitos em união. Sempre há um receio, um medo de retalhação, punição, em fim ficamos a mercê de uma instituição que predomina a vontade da minoria não importando se o HOMEM em questão tem DIGNIDADE, VALOR, ou SENTIMENTO. Não quero defender o que estar errado e sim fazer justiça de forma correta. Não adianta defender o sólido ou o líquido pois na verdade os dois tem qualidades boas e ruins em ponto de vista diferentes. Comparar sociedade com garrafa pet ou policiais com solidez e liquidez não resolverá o problema. Em vez disso lutemos por convencer as nossas autoridades seja políticas,militares,educadores ou outra classe qualquer para qualificar por meio da educação de qualidade tanto a sociedade como a policia. Tenho vinte e três anos de profissão e em momento algum tive um acompanhamento psicológico, um curso de qualificação profissional ou mesmo de direito básico depois que conclui o curso de formação de soldado. Estou preste a ir pra casa. Vejo mudanças mas não vejo valorização e respeito a profissão que ao meu ver precisa buscar mas é dever da instituição oferecer parar que possamos representa-la. Finalizo dizendo que a policia é o que ela realmente é pelo que pensa e faz.

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.