sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O Exercício da Política – 3



A Bondade Divina

Atenção: Se você não leu a primeira e segunda parte localize-os acima deste texto.


Deus é bom, mas a bondade de Deus nada tem a ver com o que o homem entende por bondade. Para o homem, o bem é do ponto de vista do homem, ou seja, aquilo que preserva e é útil ao homem, mas, para Deus a bondade é simplesmente uma luta entre equilíbrio e desequilíbrio, a simples busca de todos os momentos da tendência do equilíbrio, é a razão de tudo e é a bondade divina.



Se muitos pensam que Deus não é bom, ou justo, ou potente para impedir uma desgraça, estes não entendem, que o homem detém o poder para governar os próprios caos de suas sociedades, e minimizaria muitos problemas se fossem menos oportunistas egoístas e se tornassem mais co-criadores de fato.

Um comportamento oportunista destes é um dano incalculável ao sistema de coletividade, seja porque lesa desta vez e lesará em outras, seja porque assusta e contamina seus semelhantes, e muitos contaminados com esta covardia de oportunismo causam sérios danos a muitos cidadãos, que fatalmente pagarão o preço do oportunismo de terceiros, quartos e quintos

Sim, Deus é a bondade suprema, a sabedoria absoluta, e toda a potência do mundo e além dele, mas não é a transgressão de suas próprias leis.

Se diz: - Não vão por aí, pois vocês e seus descendentes não serão completos, e ainda assim decidirmos ir, onde estaria a bondade e justiça se nos impedisse? E se não acontecesse conforme Ele nos avisara?

E se voltasse atrás em seu aviso? Aí sim que seu caráter divino estaria manchado.

E se o homem O perdesse completamente de vista de tantas e tantas escolhas ruins e egóicas que fizera? Fatalmente o culparia por tudo e o homem lhe viraria as costas

 

Por: João Marcos Gomes Corrêa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.