quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O Exercício da Política – 1



A política pode ser definida de muitas formas, não há, nem nunca haverá uma única definição, devemos então ter propriedade de conhecimento, sobre a definição que defendemos, e devemos procurar sempre reciclar nossas concepções, sempre repensar o que antes achávamos que não poderia ser mudado, pois sempre pode, e deve.
 


Todos pensamos algo sobre política, há, porém, um tipo de política, que prejudica muito o desenvolvimento da sociedade, e há a política que nos pode ajudar de fato, entre estas duas porém, diversas nuances de práticas políticas.

O termo política, em seu sentido mais ordinário e poderia dizer equivocado por ser incompleto, e que já é um sentido defasado também, é usado para designar a influência dos partidos e da opinião pública na atuação do governo.

 O êxito de se conquistar eleitores, e os cidadãos que se ocuparão dos assuntos públicos,seja com seu voto ou seja através de sua militância.

Mas há muitas outras definições para a política, aqui algumas definições tidas como eruditas: política consiste nos ”meios adequados à obtenção de qualquer vantagem” Hobbes. “o conjunto dos meios que permite alcançar o objetivo desejado” Russel, ou “a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo” Maquiavel.

Definições como estas, superficialmente lidas, mal avalizadas, podem corromper uma sociedade por um tempo e até apodrecer um povo por longos anos.

Hoje, porém, temos novas visões, e experiências, mais acessos a muitos pensamentos, alguns ruins e alguns muito bons, podemos formar sempre cada vez mais e melhores definições, assim podemos dizer hoje, que política é a ciência moral, normativa da sociedade civil.

E mesmo esta frase não sendo minha já é conhecida contemporaneamente, e é a que mais pode ser realmente útil, e se a política também pode ser a ciência do governo dos estados, neste sentido, há uma responsabilidade tal e é também uma moral, pois sem que se seja justo ético ou moral ou como quiser chamar, se não houver uma noção elevada no governo, se o governante não procurar equilíbrio e acabar por espezinhar o povo em proveito dos seus luxos, por exemplo, em breve ele governará um caos.

Este breve, porém, pode não ser muito breve, isso pode levar muitos anos e isso acaba por incentivar os maus políticos a não se dedicarem tanto ao povo quanto poderiam ou deveriam, gastando mais sua atenção consigo mesmo.

A política de qualquer forma, está intimamente ligada ao poder, o poder de um homem sobre outro, sobre outros, e o poder do povo sobre seus governantes também, porém quanto mais alto o grau de ignorância da comunidade em questão, menos o povo é atuante, mais facilmente se aliena e menos exerce seu verdadeiro poder político, e na confirmação deste quadro, percebemos os maiores absurdos em termos de oportunismo e deslealdade por parte dos governantes.

 

Por: João Marcos Gomes Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.