quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Medo da Política




“Muita gente não entra na política com medo dela. E política realmente faz medo. No entanto, enquanto os bons não entrarem, há de prevalecer o predomínio dos maus políticos. Há vagas para mulheres. Há vagas para jovens. Enfim para todos. O povo diz por ai e escuto muito – Os partidos querem nossos votos, não nossa opinião. O povo não consegue entender a linguagem da política, por isso tem pouco interesse por ela. Mesmo sabendo que tudo depende da política. A boa escola, a boa saúde, a boa segurança, enfim, todas as melhorias para se viver bem dependem das decisões políticas. Como uma atividade pode ser tão importante e ao mesmo tempo tão ignorada? Presidente, Governador e Prefeito são mais bem aceitos, enquanto o legislativo está em baixa. O pensamento da maioria é de que o cidadão entra na política para tirar proveito dela, a falta de honestidade é a causa maior e que a corrupção é maior na política do que na sociedade. Tem muita gente séria na política.”

 

domingo, 25 de novembro de 2012

Ética na política brasileira?





“O que é esclarecimento?” Segundo Kant, esclarecimento é à saída do homem de sua menoridade. Menoridade esta que é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro individuo. E o culpado dessa menoridade é o próprio individuo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a sua causa dele não se encontra na falta de entendimento, mais na falta de decisão e coragem de servir – se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento.

 

Temos a marca das injustiças sociais em suas mais variadas formas. Não podemos ficar lamentado – as, é necessário um enfrentamento para não nos tronarmos reprodutores das mesmas e então, ainda que não sejamos os autores diretos das mesmas – pois que eles (os atores que as implementaram concretamente no passado) nem estão mais entre nós – corremos o risco de passarmos a condição de culpado.

 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A velha máxima de que a hierarquia e a disciplina são os sustentáculos das corporações vai se fragilizando.





ESCOLHAS:

 

Ao longo dos tempos vai se cristalizando que a hierarquia nas corporações militares no Brasil manteve-se alicerçada sob os auspícios da disciplina. Pois os exemplos que dão sustentação a essa afirmativa estão presentes em inúmeros episódios ocorridos e que ocorrem rotineiramente nos quartéis e locais sob a égide da autoridade militar.

 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Desmilitarizar a polícia




No Brasil há muita polícia e pouco policiamento. Com efeito, estão previstas na Constituição oito organizações policiais autônomas, com diferentes áreas de atuação, o que deveria significar que a ordem legal está assegurada em todas as atividades que interessam à sociedade brasileira e que a criminalidade está mantida em nível baixo, não havendo motivo para que as pessoas sintam insegurança e vivam com medo.

 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Fica quieto, menino!!!







Religiões, governos e mídia esperam de você apenas uma postura: ficar quieto e calado.

Antes que você abra o berreiro, devo reconhecer que existem exceções, ok? E como exceções, têm pouca força.

Religiões de forma geral estimulam a passividade, a inação, a esperar por Deus. Como já lembrei aqui várias vezes, as religiões cristãs, de forma geral, utilizam da figura do pastor e suas ovelhas para demonstrar às pessoas que elas são as ovelhas de um rebanho que deve obedecer tementemente ao pastor, que é Deus, o qual caso contrário vai castigá-las.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

NÃO VALE A PENA SER DO BEM?




Falta ao País, neste momento, a visão de um general como Sun Tzu, o lendário personagem do livro A Arte da Guerra, adaptado por James Clavell. Chamado por Ho Lu, rei de Wu, para treinar seus exércitos, o militar, de pequena estatura física e grande estatura moral, recebeu a missão de provar, inicialmente, suas habilidades com o treinamento das 180 mulheres do palácio.

Dividiu o grupo em duas companhias, comandadas pelas concubinas favoritas do soberano. Tinha de fazer as mulheres reagirem às ordens: "Sentido, direita volver, meia volta, esquerda volver." Gritou posição de sentido. As moças caíram na gargalhada. Sun Tzu, paciente, ensinou: "Se as ordens do comando não foram bastante claras, se não foram compreendidas, então a culpa é do general." Tentou novamente. O grupo esbaldava-se de tanto rir.



terça-feira, 13 de novembro de 2012

SOMOS FILHOS DO MEDO?




O ser humano encontrou no medo uma forma de organização social. Surge, assim, a cultura do medo. Impor limites, para alguns, é impor o medo. E, assim, milhares e milhares de crianças foram educadas pelo medo, para o medo e com medo.
 
 

sábado, 10 de novembro de 2012

Eu voto, tu roubas, nós somos os culpados?





Hoje pela manhã encontrei o seguinte texto, da jornalista Elaine Maieski no Facebook.

Por que no Brasil temos tanta corrupção? Por que por aqui o dinheiro público é desviado e os serviços básicos são precários? Por que a educação é ruim, a segurança é falida e a saúde está na UTI? Porque votamos errado… elegemos psicopatas preocupados unicamente com a sua própria conta bancária…. Bem que poderíamos começar uma grande limpeza nessa eleição, tirando o poder de quem não sabe governar! Não precisamos de Lei da Ficha Limpa para começar a mudança, precisamos apenas de bom senso e espírito de cidadania… pense nisso, e faça a diferença!


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O que é massa de manobra?

 
"Não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico"

Pierre Bourdieu
 
Massa de manobra se refere ao conceito de violência simbólica de Pierre Bourdieu, onde a sociedade é conduzida por uma ideologia dominante, se anulando enquanto ser histórico e protagonista.
 

domingo, 4 de novembro de 2012