quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O que é massa de manobra?

 
"Não há democracia efetiva sem um verdadeiro crítico"

Pierre Bourdieu
 
Massa de manobra se refere ao conceito de violência simbólica de Pierre Bourdieu, onde a sociedade é conduzida por uma ideologia dominante, se anulando enquanto ser histórico e protagonista.
 


Traduzindo, massa de manobra é um grupo de pessoas que são motivadas por uma opinião ou ideologia pré-formada por um grupo político, mídia, ou de outra forma, para fazer passeatas ou movimentos para defenderem a ideologia sob a qual estão influenciadas. É como se fosse um gado que os vaqueiros conduzem para onde querem.

Ou seja, massa de manobra somos todos nós, que acreditamos nos políticos que fazem o que querem com nosso dinheiro. É o povão que permite ser enganado por falsos governantes. Como os que ganham benefícios do governo e votam no mesmo só por causa disso, sem se importar se o governo é bom para o país.

Um forte exemplo brasileiro do que é massa de manobra é o Movimento dos Sem-terra – o MST – criado por um grupo de intelectuais e espertos. Com a criação da filosofia dos sem-terra conseguiram montar uma logística muito bem azeitada com dinheiro público e criaram uma massa de manobra que assusta. Talvez a criação do movimento até tenha sido justa e autêntica, mas o que se vê hoje é um grupo fora – da – lei que age de acordo com suas próprias noções de justiça, ignorando o Estado de direito.

Eles conseguem fazer pressão tanto nos fazendeiros com suas invasões arbitrárias, quanto ao próprio governo que se vê obrigadas a apoiá-los, sendo refém com as ameaças veladas de se desestabilizar o sistema com ondas de saques e terror no campo.

Isso é a massa de manobra, pessoas que não sabem a que vieram e nem sabem para onde vão. Só sabem que vão ao sabor dos conselhos dos dirigentes dos movimentos e ideologias dos quais participam ou seguem.

Admirável Gado Novo


A música Admirável Gado Novo (Vida de gado) do Zé Ramalho explicita bem esse ponto de vista:

Eh, ôô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz.

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos, do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais, do que receber.


E ter que demonstrar sua coragem
A margem do que possa aparecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem, lhe comer.


Lá fora faz um tempo confortável
À vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal


E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou


O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores, tempos idos
Contemplam essa vida, com a cela.


Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo, se acabar
A arca de Noé, o dirigível
Não voam, nem se pode flutuar.


Por Ronaud Pereira (Em 07 de julho de 2011).



Peço – lhe que ao termino desta leitura, se você concordar com o tema da desmilitarização das Polícias e Bombeiros do Brasil, que assine a nossa petição pública:

Está do lado direito:

PETIÇÃO PÚBLICA PELA DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS E BOMBEIROS MILITARES DO BRASIL!

 

15 comentários:

  1. hahahahahah!!! que post mais contraditório. dando o exemplo do MST? quer mais massa de manobra do que o "vem pra rua"? HAHAHAHAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm é massa de manobra, mas não criminosa como o mst

      Excluir
    2. Verdade! O MST é o exemplo justamente do oposto de "massa de manobra". Esse texto foi escrito tendenciosamente! Ele está criticado políticas públicas e assistencialistas e isso e tao mesquinho! Nem deve ser latifundiário!

      Excluir
  2. Um exemplo de quem serviu como massa de manobra,foram exatamente os coxinhas. A mídia expressa e televisiva, manipularam todos.

    ResponderExcluir
  3. MST é tipicamente massa de manobra como os adoradores do PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O contrario não? Você achar que um movimento pelo direito à terra nao tem legitimidade no Estado mostra que voce não conhece nada sobre a progressão dos Direitos Democráticos e Humanos, ou seja, você é massa de manobra, tentando nos acorrentar em um passado de servidão. Você é latifundiário?

      Excluir
    2. Nos direitos humanos esta escrito que e permitido ocupar sem permissão a terra de outras pessoas? Graças a Deus que tem pessoas que não deixo partidos como a cut,mst e PT ficar assim de boa pra fazer o que quiser com o Brasil. Claro que e muito difícil oque uma pessoa sem moradia passa, mais essa solução que dao para as pessoas sem moradia não tem nenhuma etica. Já pensou se todos os brasileiros pensassem como o mst ninguém teria limite pra nada. Você mesmo fostaria de alguem entrando na sua casa dizendo que a propriedade agora e dele porque não tem casa. E massa de manobra sim, fazem oque o líder manda.

      Excluir
  4. É tudo Massa de manobra como o Fora Collor, Fora Temer, o #vemprarua o #elenao

    ResponderExcluir
  5. Mais massa de manobra que os seguidores do PT, ainda não vi. Hahahaha

    ResponderExcluir
  6. Mais massa de manobra como os bolsominions, nunca vi!

    ResponderExcluir
  7. Movimento sem terra so serve pra interesse político,as pessoas alienadas vão para as ruas defender coisas que elas nem entendem,enquanto isso os liderel estão em suas casas confortáveis sem da a minima pra quem nao tem moradia, inclusive cobram aluguel de quem ocupa prédios públicos em péssimas condições,que acabam por desabarem,matando pessoas,como oq aconteceu em sao Paulo,acordem,parem de ser laranjas pra ideologias alheias

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.