sábado, 1 de setembro de 2012

DESABAFO DE UM POLICIAL MILITAR SOBRE DESMILITARIZAÇÃO




Um debate sobre a atual encruzilhada histórica e o papel do POLICIAL E BOMBEIRO MILITAR sobre o tema:

DESMILITARIZAÇÃO.

 

"Sou policial militar e sempre considero o tema da desmilitarização como algo sério. As polícias estaduais militarizadas desde a sua formação nem sempre levam consigo aquilo que deveria ser o benefício de uma educação militarizada.
 
 


Muito pelo contrario, começam a conhecer a injustiça dentro de suas próprias instituições desde cedo, aprendendo que um superior hierárquico por mais errado que esteja não pode ser observado por seu subalterno, ou seja, no militarismo a hierarquia sobrepõe-se ao certo, e a critica exercida em favor da verdade(esta tão importante critica que leva ao aperfeiçoamento e correções de erros) é passível de punição.

Na formação, ou seja no curso de formação de soldados, o tratamento degradante é posto como ferramenta para a forja de obediência, na justificativa que as situações extremas levam o ser humano a gravar com mais força aquilo que quer ser ensinado. Discordo. O que me leva a discordar é que estes cursos de formação de soldados ensinam que a humilhação é parte da educação militar, o que vai de encontro a qualquer linha de pensamento amadurecida e evoluída.

Um curso que ensina que ocupamos uma posição onde devemos aceitar a perseguição, a punição nem sempre justa, e esperar que todos os que passam por este tipo de formação desvalorativa exerçam com amor uma profissão que iniciou exercendo a humilhação? Os instrutores em primeiro lugar devem ser tratados como semideuses, não se pode discordar deles, e nem sempre há como gostar deles.

Não existe uma ponte entre o discente e o docente e isso não existe!! Não há aprendizados sem interação. Deve-se pagar com respeito e reverência instrutores que humilham, perseguem, e que levam o limite do desrespeito ao extremo..isso gera respeito? Não, gera repulsa, desprezo, revolta, por mais que isso não venha a superfície pelos controles institucionais.

Um aluno de um CFSD deve ser humilhado para tratar com respeito os cidadãos que dependem de seu trabalho? Que tipo de educação humilha com a finalidade de ensinar o respeito? Apenas a educação militar, porque esta não evoluiu.. O mundo evoluiu, as ciências exatas ou não tiveram seu ganho, seu crescimento, a educação escolar assimilou este crescimento, reconhecendo as reais necessidades, abordando linhas teóricas que levam a sério o papel do aluno e do educador, e do como o ambiente de formação irá determinar as tendências de futuras práticas.

Mas o militarismo está estagnado, não sabe o que é construtivismo, apenas sabe que a regra da educação é o exercício da injustiça e que sua aceitação é de fundamental importância para se formar uma tropa que não questiona, que não denuncia, porque tem na memória que isto gera punição e não trás benefício algum.

Uma tropa de policiais militares que aceita uma formação como esta tende a se fechar para o mundo, e aceitar que sua instituição é injusta com seus membros e sempre vai ser assim, autoritária, punitiva, e não há como melhora-la”. (texto do SD PM - A.C).


 

COMENTO:

E Acrescento mais a este tema que podemos debater:
O militarismo nas instituições: tanto Policial Militar quanto no Bombeiro Militar só mostra como nosso pais, parou no tempo pois só paises sub-desenvolvidos adotam o militarismo em suas polícias e bombeiros, e depois dos movimentos reividicatórios de todas as policias e bombeiro do Brasil o que podemos notar e dizer é que o Brasil vive atualmente numa verdadeira encruzilhada, que é a demilitarização ou não da corporações, e este fato já pode tornar histórica na qual o policial e bombeiro militar será chamado a traçar o seu destino, mais que isso, pergunto a você Policial e Bombeiro qual será o perfil que você deseja nessas corporações, pois sabemos que há ainda defensores do militarismo, principalmente os Oficiais.

Há pessoas ainda em nosso meio que defendem o militarismo com veemência, achando que se deixarmos de sermos militares, enveredaremos no mundo da corrupção. Porém a verdade é que eles estão com medo de perder o poder e as regalias que os mesmos têm. Temos que ter em mente de sermos livres do militarismo, pois somos tratados como bichos nos interiores dos quartéis, depois querem que tratemos os cidadãos de bem e até mesmo os infratores com dignidade e respeito, sendo que não somos respeitados de forma alguma pela maioria dos nossos superiores, que fazem de tal comportamento, uma verdadeira arma contra toda sociedade. Abaixo ao militarismo!

"Uma sociedade é livre na medida em que propicia o choque de opiniões e confronto de idéias. Desses choques e confrontos nasce a Justiça e a Verdade, garantido o progresso e auto-reforma dessa sociedade". Stuart Mill.

Caro companheiros desmilitarizar as policias e bombeiros do Brasil é estremamente nesesario para as PMs e BMs(OFICIAS E PRAÇAS), pois assim iremos ter uma policia cidadã de verdade com todos os direitos que um cidadaõ goza e posso dizer que os oficiais contrários a desmilitarização não precisam se preoculpar com a sua patente pois a desmilitarização não siguinifica dizer que perdera sua sestrelas é uma conquista sua, apenas dara ao policial direito de ser tratado com mais humanidade pelos seus superiores e gonvernantes.

Sabemos que Hierarquia e Disciplina, é o que sustenta as bases da polícia e bombeiro militar, porém o que temos visto é que muitos se tornam escravos deste sistema tão arcaico e obsoleto,onde "manda quem pode e obedece quem tem juízo".

O que podemos dizer é que falta uma coisa muito importante, que deveria ser incorporado aos pilares da instituição, como a valorização do ser humano em primeiro lugar, como pessoas que erram, que tem defeitos, sentimentos, orgulho pŕoprio, dentre outras coisas, que cada um tem em particular. Afinal de contas, somos humanos devido aos inúmeros defeitos que temos, e a grande capacidade de cometer erros, porque se não fosse assim, seríamos seres divinos.

E para completar: oficial (que é contra a desmilitarização): a hierarquia (graduação de autoridade) e a disciplina (observância de preceitos ou normas) é inerente à qualquer instituição ou empresa, o que não quer dizer que sejam necessariamente os pilares, a base.

O que podemos dizer é que toda instituição deve buscar o interesse público. O foco do sistema não pode ser o próprio sistema. E o interesse público exige o ciclo completo de polícia. É como a lenda da renovação do bico da águia. Com o passar do tempo, a instituição fica obsoleta. É preciso uma renovação. É hora de escolher se quer morrer ou reciclar. No caso da águia, ela começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Após arrancá-lo, espera nascer um forte e renovado bico, com o qual irá depois arrancar todas as suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar então as velhas penas. E só após esses longos e dolorosos cinco meses é que ela sai para o famoso voo de renovação e para viver mais 30 anos. A renovação muitas vezes é dolorosa e traz resistências, mas é necessária para não morrermos.

O que podemos dizer que o tema desmilitarização é muito interessante para as policias militares. Este assunto tem se demonstrado muito polêmico e não deixa de ser para aqueles que defendem a atual forma de policia, pois para eles que pensam iguais aos seus antecessores centenários.

O que posso dizer e repetir é que desmilitarizar é atual e irreversivel. O que podemos dizer é que uma instituição em que o regulamento que existe trata profissionais como especiais e não lhes dão o "bonus" de especial é no minimo contraditório. O militarismo é muito importante para quem serve ao estado sentado a mesa dos governantes, banqueteando-se com suas delicias.

Em uma pesquisa feita com os policiais e bombeiro de todo Brasil, o que podemos notar é que os mais de sessenta mil entrevistados que não sentam em mesa alguma, muitos deles nem na prória mesa.

Pois tem de se virar no balcão da padaria próxima da ronda. Essa forma de policia abandonou o homem policial e bombeiro sozinho sem escolhas, no "front" inimigo, e isso, a mais de século, isso mesmo; já que muitas de nossos policias e bombeiros militares tem mais de 180 anos. Que militarismo vergonhoso que não cuidou dos seus, como cuidaria dos outros.

Olhando para o retrovisor da história das pms e bms, verdadeiramente somos servidores especiais; sem direitos, sem voz, sem salários, sem auto-estima, sem salários dignos, sem moradias. Queria substituir aqui a preposição sem, pelo á preposição com,mas com a atual forma de policia só seria possivel assim; com vergonha, com fome, com medo, com dividas. Talvez dai tenha surgido a palavra COMandado, aquele que está debaixo de COMando; é por isso, e por "unas coisitas" mais, que chegou a hora do DEScomando militar nas pms e bms brasileira.

Não termino por aqui, só digo sem nenhum ressentimento, pois ainda sou um militar de direito, mas não tenho a convicção do fato, por isso, vai a frase do celébre Gandhi, quando aprisionado pelos colonialistas ingleses:" aprisiona-se um homem, mas não os seus ideais".

Respeito todas as opiniões, mas vou defender o meu ponto de vista até o fim.

E para terminar vou novamente falar com você policial e Bombeiro destas Gloriosas Corporações, temos que ter consciência de nossa força, temos que fazer parte deste contexto, desta batalha histórica que é a desmilitarização das policias e bombeiros deste Brasil, temos que fazer a nossa parte, usarmos os nosso votos que hoje já mostram o quanto somos importantes em uma eleição, não acreditemos em falácias de pessoas dizendo que não decidimos uma eleição, o que temos que fazer é usar esta força não contra nos mesmos, devemos nos unir, pois já disse que quem prega a desunião não conhece a união, devemos parar um pouco e decidir o que queremos para o nosso futuro.

Nesta eleições municipais devemos demonstrar a nossa consciência Política elegendo o maximo de vereadores no Brasil inteiro, para que em 2014 tenhamos UMA BANCADA FORTE NO CONGRESSO NACIONAL, temos 27 Estados então no maximo 27 deputados ou no minimo 13 Deputados Federais, pensem nisso.

 

CONSCIÊNCIA POLÍTICA PM&BM

3 comentários:

  1. cara! um colega lá do extremo norte com essa visão! e a qui na região sudeste não conseguimos ainda formar uma opinião dessas, tem estado que fez 85,comentários sobre a troca da farda se ia ficar bonita ou não, se falar neste assunto sai até tiro, e não é oficial não, ai fica dificil para que que vou eleger militares para deputados,vereadores,senadores se a maioria quer usar farda? valew! amigo do norte, mais essa de eleger esses caras de farda? ainda mais de policia. para quê?ficar lá dizendo SIM SENHOR!! E NÃO SENHOR!

    ResponderExcluir
  2. este assunto como vimos não tem importancia nenhuma,só cego que não vê, ninguém quer saber de largar sua fardinha,veja bem a coragem que ela trasmite durante o assalto o marginal fardado conseguiu sumir com uma mochila com 11 mil, depois disse que não tinha nada dentro, detalhe são tres sargentos,futuros oficiais adm.ainda bem que só o brasil todo que viu.esta corporação está no esgoto a bastante tempo,quem terá coragem de dar a descarga? ninguem tem coragem de opinar, nem anonimo,onde estão os homens de bem desta bi centenária corporação???? ou será que estão em dúvidas quanto a veracidade do fato?

    ResponderExcluir
  3. Durante dezenas de anos inúmeras forças democráticas lutaram pela

    reformulação de um sistema implantado pelo governo ditatorial, que devido às

    estruturas estabelecidas criam inúmeros fatores que inviabilizaram a

    modernização do sistema policial brasileiro para benefício da população e dos

    próprios profissionais do sistema.

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.