terça-feira, 25 de setembro de 2012

Desmilitarização já




Por: José Glaudio Henrique Júnior – Parnamirim (RN) -


Via de regra, o praça é oriundo de uma família humilde e pobre. Já a grande maioria dos oficiais é oriunda de famílias classe média, quando não classe alta.

Um jovem integrante da classe média ou alta pode estudar em escolas particulares, sem ter qualquer outra responsabilidade. Já um jovem proveniente da classe baixa, precisa trabalhar desde cedo, sacrificando-se para poder conseguir freqüentar a rede público de ensino.



Tanto para o praça, quanto para o oficial, o ingresso na Polícia Militar é através de um concurso público, cujo grau de escolaridade exigido -via de regra - é o mesmo para ambos.
O aprovado para oficial, vai para a academia, onde estará recebendo proventos para ficar aquartelado e estudando por tempo integral durante 3 anos. Veja bem! Faz o curso superior gratuito e ainda recebe salário.

O aprovado para praça, seis meses após a sua incorporação, estará na rua trabalhando e provavelmente, tendo que fazer "bicos" para complementar sua renda. Enquanto isso, o cadete continua estudando...

Enfim! Onde eu queria chegar!

É claro que os praças -via de regra - não tem a mesma carga intelectual, cultural, escolaridade, articulação, facilidade de comunicação que os senhores oficiais tem. Porem, não somos idiotas, é ÓBVIO que sabemos que o simples fato isolado da desmilitarização não vai resolver os problemas da atual Polícia Militar e muito menos da segurança pública.

Simplesmente acreditamos que uma polícia militarizada só traz "vantagens" aos senhores oficiais. Lamentavelmente, esta "vantagem" decorrente do militarismo acarreta em prejuízos a toda sociedade civil e em grau ainda mais intenso a toda uma categoria de profissionais, estendendo-se aos seus familiares. Não basta o "peso" de ser um agente da lei, ainda temos que arcar com o peso do militarismo, que via de regra é o que mais estressa os policiais militares.

Olhem em volta! A sociedade não sente simpatia pelo militarismo, pelo contrário, somos discriminados e repelidos. Manter uma instituição militarizada apenas para ter certeza da garantia da ordem e a disciplina é subestimar seus integrantes. É isso?

A tropa é considerada burra? Só sabe trabalhar a base de ordens? Da coerção? Se esse for o entendimento, então dissolvam a instituição, porque certamente a sociedade não quer ter que custear este tipo de servidor.

Logo que ingressamos no meio militar, aprendemos (extra oficialmente) que "não podemos ponderar" ou perguntar, que "nosso corpo não nos pertence mais", somos "propriedade do Estado", temos que cumprir nossas ordens custe o que custar... "Missão dada, missão cumprida!". Conseqüentemente, acabamos perdendo parte do amor próprio, a nossa auto-estima se acaba.

Somos doutrinados (extra oficialmente) a nos achar completamente diferentes do cidadão civil. Deus me livre reivindicar algo! Se o militarismo silenciou uma nação, imagina o que não faz com seus integrantes! A bem da verdade, hoje tenho medo de estar participando deste fórum.

Temos que ofertar direitos humanos ao cidadão comum, porém, como não somos civis, vivenciamos que na pratica os direitos humanos não têm aplicabilidade no trato entre militares. Ou seja, pertencemos a uma espécie de "ditadura militar", mais temos que garantir os direitos civis dos cidadãos deste estado democrático de direito.

Por uma questão de "sobrevivência" psicológica, tentando buscar um pouco de segurança, somos obrigados/ convidados/ induzidos a "puxar o saco" dos senhores oficiais; do contrário, pode custar caro, isso porque somos concursados. Que humilhação! É uma vergonha! Porém o ego do senhor oficial (maioria deles) se infla como nunca!!! Pior que essa bajulação tem que estar disponível sempre, 24hs por dia.

Para constatarmos o quanto é hipócrita o militarismo de nossas policias militares, basta comparar o plano de carreira dos praças com o dos senhores oficiais. O cidadão leigo entende que militar é aquele que tem uma carreira, vai galgando promoções...

Em SC é comum termos policiais militares com ótimo comportamento, nível superior, cursos de interesse da PM e mais de 20 anos de serviço; porém, ainda são soldados e estão longe de uma promoção. Sei de um soldado com 24 anos de serviço...

Já para os senhores oficiais é diferente, a carreira existe e funciona. Só nos últimos 6 (seis) anos, foram aproximadamente 2 mil promoções para os aproximados 700 oficiais que existem aqui em SC, cada oficial galgou em média 2,86 promoções.

Quanto ao proletariado, foram aproximadas 4 mil promoções para os aproximados 12.000 praças, cada praça galgou em média 0,33 promoções. Ou seja, em média os oficiais são promovidos quase 9 vezes mais rápido que os praças. No caso dos soldados é ainda pior.
Assim como o senhor Aurélio (do dicionário!), eu sempre achei que a função de comando, chefia e representação, fosse intrínseca da atividade e função dos oficiais; outrossim, aqui em SC eles recebem INDENIZAÇÃO por desempenhar estas atribuições.

Enquanto isso, sem receber qualquer indenização, o soldado linha de frente que não fica atrás de uma mesa, fica sujeito a ter que pagar por uma viatura batida. Fica sujeito a ter que contratar um advogado para defender-se em juízo, mesmo que seja inocente, isso quando não é condenado, criminalmente ou civilmente. Sem adentrar no mérito do maior risco de morte/ acidente...

Aos oficiais os louvores, aos praças os rigores!

Várias instituições, inclusive policiais, funcionam muito bem sem o militarismo, elas jamais tiveram a pretensão de militarizar seu regime.

Resolver de forma egoísta o meu problema é fácil, basta procurar outro emprego. A questão é que eu acredito que uma polícia militarizada gera prejuízo a toda sociedade. Alias, eu ainda não saí da PM porque eu amo a minha missão, assim como a grande maioria dos praças que conheço.

Vários oficiais "jogam na cara" dos praças que essa é a regra, a PM sempre foi assim, entrou por que quis, pede pra sair... Diante deste tipo de resposta eu pergunto. Não deveríamos voltar ao regime de escravidão? Não deveríamos voltar a ser colônia de Portugal? Voltar a ser uma monarquia? Não deveríamos voltar a achar que a Terra é plana? Os militares poderiam voltar a não ter direito a aposentadoria como era nos tempos remotos?

Enfim! Um ser que se diz racional, tem a obrigação de evoluir, não pode se dar ao luxo de ostentar um modelo arcaico e ineficiente por uma simples questão histórica ou de comodidade aparente. A polícia militarizada pode resolver um problema -dos oficiais e comandantes -mais acaba gerando vários outros mais graves.

Se o fim do militarismo na policia conseguir evitar o suicídio de 1 único policial militar ou a tortura de 1 único cidadão, certamente já terá valido a pena!

Fiquemos com a atividade policial (segurança pública) e deixemos o militarismo (rituais, solenidades, desfiles, blá blá blá...) para as forças armadas.

DESMILITARIZAÇÃO pra ontem!
 
Continue assinando a nossa petição pela desmilitarização:
 

6 comentários:

  1. HOJE TEMOS EM BRASILIA:
    MILITARES ATIVOS DA PMDF

    TOTAL: 15.165 POLICIAIS

    INATIVOS: 13.488

    PENSIONISTAS: 8.791

    DEPENDENTES EM IDADE PARA ASSINAR A PETIÇÃO - PMDF:

    44.512

    PESSOAS EM IDADE ELEITORAL EM 2014-PMDF

    TOTAL:81.956

    MILITARES ATIVOS DA CBMDF

    TOTAL: 5.936 BOMBEIROS

    INATIVOS: 2.145

    PENSIONISTAS: 1.407

    DEPENDENTES EM IDADE ELEITORAL-CBMDF

    22.343

    PESSOAS EM IDADE ELEITORAL EM 2014-CBMDF

    TOTAL: 31.831

    ELEITORES DIRETOS-TOTAL (PMDF+CBMDF)

    113.787 QUE PODERIAM ASSINAR A PETIÇÃO

    TEMOS FORÇA PARA PARA CONSEGUIR A CARTA DE ALFORRIA, MAIS COMO ESTAMOS PREOCUPADOS COM O AGORA, NÃO PENSAMOS NO FUTURO, É UMA PENA AS PESSOAS NÃO OLHAREM QUE ENQUANTO VOCÊ ESTIVER COMO POLICIAL MILITAR OU BOMBEIRO MILITAR AS COISAS NUNCA IRÃO MELHORAR, POIS ESTE NOME E A FALTA DE DIREITOS FAZEM COM QUE OS POLITICOS NUNCA ATENDAM AS NOSSAS DEMANDAS, NÃO SOU CONTRA A LUTA PELO AUMENTO SALARIAL, SOU A FAVOR SIM POIS AFINAL SOU TAMBEM PRAÇA, MAIS OLHANDO A PETIÇÃO VEMOS QUE TEMOS POUCOS INSATISFEITO COM ESTE MILITARISMO QUE TOLHE NOSSOS DIREITOS, HOJE ESTAMOS PREOCUPADOS APENAS COM AUMENTO, HORA QUANDO CONSEGUIRMOS ESTE AUMENTO, MAIS A FRENTE SERÁ OUTRA LUTA, HUMILHAÇÃO PARA CONSEGUIR NOVAMENTE OUTRO AUMENTO, É UMA PENA PENSARMOS SOMENTE NO HOJE, COMO VAMOS FAZER AMANHÃ, HOJE PRECISAMOS DE 1.500.000 ASSINATURAS, MAIS O QUE VEMOS É QUE MUITOS ADORAM SER MILITAR, VOU PEDIR AO IDEALIZADOR DA IDÉIA DESISTIR, ESTAMOS SATISFEITOS PELO MODO QUE SOMOS TRATADOS, COMO MASSA DE MANOBRA E ESCRAVOS, SEJAM FELIZES AMIGOS.

    ResponderExcluir
  2. ESTAMOS SATISFEITOS PELO MODO QUE SOMOS TRATADOS, COMO MASSA DE MANOBRA E ESCRAVOS

    ResponderExcluir
  3. Você acredita que só existe hierarquia e disciplina na PM?
    Na Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Guarda Municipal também existe hierarquia e disciplina. Essas instituições são regidas pela Lei 8112 que se aplica a todos, sem exceções. No CBMDF e PMDF, bem como nas demais instituições militares estaduais, existem regulamentos arcaicos e ultrapassados que são plicados apenas aos praças. MILITARISMO APENAS SIGNIFICA SEGREGAÇÃO.

    Praça acometido por "parasitose"

    ResponderExcluir
  4. 1º SGT INDIGNADO DISSE:

    Boa tarde a todos. Caros colegas venho através deste para fazer alguma colocações e considerações que estavam martelando em minha cabeça. As idéias quando vêm devem ser externadas sob pena de se perderem. Quero deixar claro que não tenho a pretensão de impor nada, mas apenas de compartilhá-las com os senhores e chamá-los para um debate, e, a depender da aceitação, colocar em prática. O texto é um pouco extenso, mas peço uma pouco de sua paciência para lê-lo.
    A mobilização de policiais e bombeiros militares do DF já entrou pra história como a maior já vista na capital federal e quem sabe do Brasil, pois já estamos a quase dez meses nessa condição. Muitas dirão que não, mas essa é a pura verdade.
    Porém, ela poderia também alcançar outra marca como a mais unida e coesa, mas nem tudo são flores.
    Então eu pergunto, por que a nossa mobilização, embora existente, ainda não conseguiu a adesão de todos das categorias?
    Uns dirão porque somos desunidos por natureza; outros que fomos traídos quando estávamos mais fortes; que existem duas polícias dentro da instituição; que água e óleo não si misturam; que aqueles que estão a frente só pensam em se candidatar e são todos um bando de politiqueiros e por aí vai.
    Talvez uns desses argumentos possam ser válidos, mas vai aí uma nova indagação: se aconteceram erros no passado, recuamos quando não devíamos, será que se darmos ênfase a esses mesmos erros e não procurarmos outras alternativas será o melhor caminho? Na minha concepção não, pois estaremos referendando e fazendo parte deles também, uma vez que não se procura outro caminho ficando inerte e maldizendo os desacertos.
    Pois bem, seguindo adiante. Tudo que fazemos na vida tem-se algum interesse e seria demagogia alguém dizer que não. Sabemos que temos em nosso meio, digo, das categorias, pessoas, declaradamente, candidatas a um cargo eletivo e isso, a meu ver, não é algo para si condenar. No entanto, no meu entendimento esses ditos candidatos deveriam, primeiramente, ao menos demonstrar que serão merecedores do nosso voto. Quero aproveitar o assunto para reafirmar a todos que não sou candidato a nada, não tenho tino político e que só estou à frente do novo movimento graças à confiança e a pedido de muitos dos senhores. Portanto, se alguém disser o contrário, por favor, desminta-o e peça para não votar em mim. Coaduno com a mesma linha do SGT ASSIS ARAÚJO. Meu interesse hoje é a valorização de nossas categorias, pois sei que atingindo nossos objetivos serei beneficiado também.
    Seguindo o que havia dito, ao analisar as muitas colocações e argumentações dos colegas nas redes sociais veio algo em minha mente. No passado foi feito um referendo através de um blog para a escolha dos propensos candidatos para 2010, mas que não funcionou e todos sabem o porquê. Não vou entrar nesse mérito.
    Continuação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua...
      Diante dessa explanação me surgiu a idéia, me perdoem se ela não for nova, de estudarmos a possibilidade de se fazer um novo escrutínio eleitoral dentro da PMDF e também do CBMDF um ano antes das eleições, mas com regras pré-definidas e dentro do que a lei permite. Para isso verificar-se-ia junto ao TSE a viabilidade disso ser feito e as providências a serem tomadas. Sendo viável contratar-se-ia uma empresa idônea a parte para cuidar desses entraves jurídicos e fazer todo o pleito eleitoral. A eleição poderia ser no ginásio de esporte da PMDF, claro com a devida autorização e participação do Comandante à época. Seriam escolhidos delegados dentro das categorias para fiscalizar todo o pleito, além da empresa contratada. Com isso dar-se-ia total lisura ao escrutínio. O financiamento desse pleito ficaria a cargo das associações e quem sabe com isso viabilizaria a criação da associação única, pois aquelas que não abraçassem essa causa, certamente, os associados dariam um ultimato a elas. Voltando a falar do escrutínio, o que seria cobrado daqueles que se candidatassem? Que fosse feito um termo de compromisso registrado em cartório com todos e que se comprometeria a se retirar da disputa caso não fosse escolhido. E do contrário, o total compromisso e comprometimento dos escolhidos com as categorias sob pena de não mais representá-las. Sabemos que temos condições de eleger 04 distritais, 02 federais e até mesmo um senador. Devemos criticar sim a politicagem, mas a política faz parte de nossa vida e não podemos ficar alheios a isso. Portanto, para quem concordar que difundam essa idéia. Concordo com o fim do militarismo dentro das PM’s e BM’s, mas isso só será possível com representatividade política. Se conseguirmos implantar esse modelo de escolha aqui no DF, com certeza ele se espalhará pelos demais estados, e juntos com eles teremos forças o suficiente para emplacarmos nossas demandas. Muitos propensos candidatos vão pular de raiva, tentar desconstruir essa idéia, pois não querem abrir mão de suas pretensões, pois só pensa, individualmente,e não no bem das categorias.
      Muitos, assim como eu, estão descontentes com nossos representantes, seja do presente ou mesmo aqueles do passado. Porém, dizer que não votará em mais ninguém de sua classe é falta de maturidade política. Quem errou na escolha não foi eu ou você. Foram eles que não souberam cumprir com o que prometeram. Então que possamos escolher outros até acertar. Para aqueles que querem ser escolhidos no futuro que comecem a trabalhar agora, sem politicagem e pelo bem das categorias, pois lá mais a frente veremos quem, realmente, merecerá nossa confiança.
      Reafirmo que a minha explanação não tem o condão de impor nada. Apenas mais uma idéia das muitas que poderão surgir a partir dessa, visando o melhor para nossas categorias. Notem que procurei colocar todos os assuntos que estão em evidência como a desmilitarização, a criação de uma associação única ou união das existentes, a escolha de nossas representantes, pois fazem parte de um mesmo contexto.
      Portanto, façam suas críticas, suas considerações, mas dentro da urbanidade e respeito que devemos sempre nos tratar.
      Relembrando a todos que estão marcadas as setorizadas em várias partes do DF. Não deixem de ir, pois contamos com a participação e apoio dos senhores. Em uma reunião menor é possível expor melhor suas idéias. Faça valer seu direito de se manifestar também e cobrem daqueles que estão lhes representando. Um abraço e fiquem todos com Deus.
      1º SGT INDIGNADO
      NMU

      Excluir
  5. mais tem que ser no ginásio da pmdf? já vai começar devendo favor? será que não tem um lugar neutro? sem tomar bença, aos donos dessa pm/bm.? nem tudo que é bom para vcs.ai será bom para as demais agora a desmilitarização sim, chega de pedir permissão.boa sorte. já assinou a petição publica p/desmilitarizar isso?

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.