segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O PODER E A DEMOCRACIA



Falar de política é adentrar-se em um assunto complexo e ao mesmo tempo polêmico, tendo em vista as mais diversas interpretações a partir dos conceitos de Maquiavel, que deixou para a humanidade um pensamento bastante discursivo para os dias atuais.



O poder sempre foi para os políticos a realização das necessidades pessoais para si e para uma minoria que usa a máquina pública para a satisfação pessoal, isto porque o poder na realidade é entendido como um conjunto de bens e serviços para a sociedade que espera dos representantes a qual se atribui uma posição de destaque para buscar serviços e elaboração de leis que venha a ser de grande valia para todos que sem oportundiade de representar o povo, até mesmo por falta de oportunidade e talvez conhecimento elege um representante esperando deste boas ações, atitudes, transparência e que corresponda aos anseios de todos.

Como dizia Aristóteles um filósofo da antiguidade o homem é visto em sociedade com decência, pelos atos e atitudes que desmepenha perante a sociedade. Em outras palavras podemos dizer que o homem por ser dotado de inteligência deve representar seu povo com dignidade, transparência, decência e acima de tudo com respeito a aqueles que lhe dedica confiança. No entanto, o pensamento de Maquiavel ainda é bastante usado pela classe política quando ele diz que para se chegar e se manter no poder todos os artifícios devem ser usados, como a mentira, a omissão e a boa retórica, com isso, se pode dizer que belas palavras são o bastante para enganar, as promessas de campanhas também são mentirosas e enganadoras, enquanto isso, o povo acredita que diante de uma retórica bem elaborada é o suficiente para convencer e acreditar que aquele político está falando a verdade.

Desse modo podemos dizer que esta fundamentação ainda é vista nos dias atuais, pois, enquanto se usa a tribuna, o espaço público para apresentar suas pretensões em favor do povo, não passa de uma justificativa para ganhar o poder. Assim, se engana, se omite aos problemas da sociedade, faz vista grossa quando se trata de elaboração de leis mais endurecidas, já que não é importante, para esta classe de representantes do povo os fins justificam os meios, ou seja, eles pensam que sendo viável para eles e para seus interesses a sociedade que se conforme com as migalhas que recebe, porque nada é mais importante do que usufruir de regalias, do dinheiro público, das indicações e acordos em prol de colocações do primeiro escalão do governo, onde a arrogância do "eu assino, mas, quero tal estatal, tal ministério, tal secretaria", é este os representantes que temos no cenário político atual.

Enquanto o homem não se libertar das artimanhas dos políticos em época de campanhas eleitorais não podemos cobrar decência dos nossos representantes, enquanto não nos educarmos para saber escolher nossos políticos, não podemos nos arrepender de ter colocado tal pessoa no poder, até porque paranós eleitores, devemos nos unir e cobrar transparência, devemos saber pesquisar sobre qual e de que modo podemos votar, porque política não é brincadeira, política deve ser honrada, deve ser respeitada, é da classe política que se espera crescimento econômico, educação, saúde, políticas sociais, geração de emprego e renda, investimento no campo para que o pequeno produtor possa sobreviver sem que para isso deixe seu habitat para enfrentar todos os problemas sociais dos grandes centros urbanos.

Este ano vamos receber em nossas casas muitas figuras em busca do poder, se espelhando nos atuais e copiando modelos ultrapssados, vão querer convencer nós povo, sociedade que vem ao longo dos tempos convivendo com a corrupção, com os desvios do dinheiro público e com a impunidade.

A sociedade deve unir forças e evitar que novos representantes com sede de poder venha nos envergonhar de sermos brasileiros e eleitores. O conceito que a sociedade tem de que o brasileiro não sabe votar já é ultrapassado, a consciência libertadora e as respostas nas urnas já estão tomando novas formas e novas concepções de que somos povo que apesar de sermos oprimidos vivemos em democracia, e é esta democracia que vai fazer com que as impunidades sejam banidas e que o político passe a usar sua honestidade para que o PODER tenha características diferentes e DEMOCRÁTICA.

Por: Elda Maria Da Silva

 

 

Consciência Política PM&BM

6 comentários:

  1. boa noite amigo policial,gostaria de pedir ao sr que reacenda o problema dos sub judices,pois ha algum tempo atras saiu uma reportagem na rede record sobre a situação dos sub judices e o chefe da dgp disse a epoca que a pm tinha muito interesse nesse pessoal e que tinha um pedido do cmt geralno sentido de orientar a procuradoria do gdf nesse sentido,mas nao e o que esta acontecendo pois a procuradoria esta recorrendo ate o stj em casos ate de idade de um policial ja formado e promovido a primeira classe e trabalhando na rua;se quisercomprovar o que falo faço contato e digo os nomes.Nao sou sub judice mas acompanho esse amigo e sei de tudo o que ele passa toad vez que a pm recorre.Por fim te peço que olhe essa questao com carinho e se possivel crie um post sobre esse assunto nos blogs para ajudar esses quase 300 isso mesmo300 so no ultimo concurso,desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. preciso de mais dados para poder ter um melhor visão sobre o caso, e assim procurar lutar por uma causa, espero que mande um email com os dados para que possamos tomar alguma atitude.

      Excluir
    2. AMIGO EU APENAS CITEI DE UM AMIGO MEU,SE PUDER PEÇO A ELE PRA PASSAR A LISTA COMPLETA DE TODOS OK FICO AGRADECIDO PELA ATENÇÃO POIS FOI O UNICO QUE SE MOSTROU INTERESSADO PELOS COLEGAS E ISSO AI COMPANHEIRO

      Excluir
    3. prezado companheiro,foi editada uma portaria beneficiando alguns do psico ,mas ainda ficaram alguns pois a maioria e no psico.gostaria de um contato contigo mais pessoal e particular para conversarmos melhor fico no aguardo

      Excluir
  2. e impressionante como os praças pms falam dos oficiais e so olham pro proprio umbigo mesmo,desde o dia 30 postei algo sobre dar apoio aos sub judices e ninguem digo ninguem se manifestou a cerca do assunto para apoiar os companheiros,mas falar e reclamar de oficiais e bla bla bla sao bons e po isso que nao temos valor mesmo vamos continuar assim desunidos.e nao me venha nenhum desunido me mandar ir pra assembleia nao porquesempre fui em todas e moro em planaltina de goias e aposto que tem muito desunido que mora ao lado da praça e nao vai.
    praça desmotivado e começando a virar um desunido com essa pooooooooorrrrrrrra

    ResponderExcluir
  3. Temos que derrubar as portas dessa sociedade opressora. Chega de submissão em todas as esferas sociais. Cada cidadão tem sua própria porta e ninguém tem o direito de fechá-la porque ela o ameaça… Ser governado é ser humilhado, destituído, execrado pelos boçais que pensam que são os donos do mundo e nós somos seus escravos!
    É preciso que nos insurjamos e digamos: que nós somos o mundo, que a terra nos pertence e que nos foi dada por Deus para toda a Vida. Então parem o município, o estado, o país e o mundo! Vamos ver até onde eles aguentarão.

    Assis Araujo

    ResponderExcluir

- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.